A mais famosa comunidade colaborativa de imagens chega ao Brasil de olho no talento dos brasileiros. Meta é aumentar acervo sobre o país.
Conhecida por 9 entre 10 blogueiros como um dos mais interessantes bancos de imagens de baixo custo disponível via Internet, a iStockPhoto, subsidiária da Getty Images, está de olho no Brasil. Ou melhor: no talento dos brasileiros em retratar sua gente e sua cultura. Para ampliar a qualidade de colaboradores brasileiros _ e torná-los tão ativos quanto os clientes .br _ inicia uma série de atividades, incluindo a tradução do site para o nosso idioma, a abertura de um escritório no país e uma série de ações de marketing sobre seu pioneirismo em microstock (ou microacervo, um dos novos mercados mais ativos mercados da internet) e colaboração.
"Queremos deixar claro que o iStockphoto não é apenas um banco de imagens, mas uma verdadeira comunidade onde fotógrafos, designers, vídeo makers, ilustradores e músicos compram e vendem suas imagens a preços acessíveis, trocam informações e aprendem muito", afirma Simone Mazer, vice-presidente de operações da empresa na França e responsável pela ação no Brasil.
Com 10 anos de operação já completados, a iStock continua a ser a líder mundial em microacervo, e é a mais antiga rede social lucrativa na história da internet. Faturou US$ 200 milhões em 2009. E, semanalmente, paga US$ 1,6 milhão aos artistas colaboradores (80 mil em todo o mundo, pouco mais de 600 aqui no Brasil, quase todos fotógrafos, videomakers e ilustradores profissionais).
"Qualquer um pode submeter imagens para venda pelo iStockPhoto", comenta Simone. "Elas passam por uma curadoria e são vendidos no site por preços variados, de acordo com a qualidade da imagem e o propósito de uso. Para ser colaborados basta ter três imagens aprovadas pelos curadores", diz a executiva.
Segundo a regra de remuneração da iStockPhoto, todos os trabalhos comercializados pelo site são divididos entre a empresa e o autor. Em média, 75% do valor da venda ficam com a iStockPhoto e os demais 25%, com os autores. Mas esse percentual pode variar. Se você for um colaborador exclusivo, poderá ganhar até 45%. E, todo ano, a taxa de royalty de colaborador da iStock, para o ano, é recalculado a partir do número de créditos usados pelos clientes, para fazer o download de seus arquivos no ano anterior.
Alguns colaboradores brasileiros costumam dizer que a concorrência é acirrada e a exigência para as fotos que você quer colocar a venda é altíssima, já que os curadores avaliam vários pontos: foco, iluminação, ruído excessivo, granulação, distorção de cor, composição, enquadramento, etc. Tudo muito bem explicadinho no site do serviço, onde é possível encontrar manuais de treinamento para fotógrafos, videomakers e ilustradores amadores.
Para começar a colaborar, você deve antes se tornar um cliente da iStockPhoto. O cadastro é gratuito. Caso goste do que viu e deseje usar, pode começar comprando 12 créditos, a cerca de 19 dólares. O valor de cada foto, em créditos, varia de acordo com o tamanho, a categoria/coleção a qual pertence. Há categorias de imagens profissionais e exclusivas onde cada arquivo pode chegar a valer mais de 200 créditos. Mas, em média, imagens pequenas valem de 1 a 2 créditos; as médias 6, as grandes 20.
Experimente procurar por imagens sobre o Brasil, e sobre o Carnaval. verá que são muito poucas. Algumas praias, algumas baianas rodopiando durante o desfile da escola de samba...
Viajou nesse Carnaval? Fotografe o lugar. Vai ver desfiles de escolas, blocos, trios, ouvir frevos e marchinhas? Filme, fotografe. teve inspiração para compor? Grave. Ficou em casa e adora aquarelas, grafites, colagens? Ponha mãos à obra. Depois selecione os melhor trabalhos e envie para o iStockPhoto. Quem sabe há um artista escondido em você, capaz de garantir uma renda extra, neste e em muitos carnavais!
Comentários