Com algumas rápidas configurações o usuário pode ordenar a inicialização do backupFoto: Reprodução
Há poucos dias, o Gmail (serviço de emails da Google) sofreu uma pane bastante grave, resultando na perda de mensagens e contatos de mais de 150 mil usuários. Se você teve sorte e não foi atingido pela falha, deve ter ficado com frio na barriga apenas por imaginar os problemas que poderiam ser gerados com isso.
Infelizmente a falha no sistema da Google gerou desconfiança por grande parte dos usuários, pois não se sabe se foi uma queda pontual ou se mais contas serão atingidas pela reinicialização em breve. Se você não quer mais sofrer com a angústia, pode baixar e instalar o Gmail Backup, um software leve e simples para realizar o backup de todas as mensagens e anexos enviados e recebidos pela conta.
Pré-requisitos
Para que possa realizar os backups, você precisa de uma conta nos servidores do Gmail ou de qualquer serviço de email que utilize a plataforma Google Apps. Além disso, instalar o software Gmail Backup é muito recomendado, e ele pode ser baixado pelo botão de download que está logo abaixo deste parágrafo.
Para que possa realizar os backups, você precisa de uma conta nos servidores do Gmail ou de qualquer serviço de email que utilize a plataforma Google Apps. Além disso, instalar o software Gmail Backup é muito recomendado, e ele pode ser baixado pelo botão de download que está logo abaixo deste parágrafo.
Faça você mesmo
Não há segredos na utilização do Gmail Backup. Com apenas algumas rápidas configurações você já pode ordenar a inicialização do backup. No primeiro campo (Gmail Login), é necessário inserir o endereço de email em que será realizado o backup. Logo abaixo é necessário digitar a senha da sua conta, para que o servidor possa ser acessado pelo Gmail Backup.
Não há segredos na utilização do Gmail Backup. Com apenas algumas rápidas configurações você já pode ordenar a inicialização do backup. No primeiro campo (Gmail Login), é necessário inserir o endereço de email em que será realizado o backup. Logo abaixo é necessário digitar a senha da sua conta, para que o servidor possa ser acessado pelo Gmail Backup.
Em "Backup Folder" você pode escolher uma pasta do seu sistema operacional para salvar todos os arquivos recuperados (inclusive marcadores). Também é de suma importância escolher as datas que englobam o backup. "Since date" é a data inicial escolhida e "before date" é a data final.
Se você já fez o backup anteriormente, pode marcar a opção "Newest Emails Only", que captura apenas as últimas mensagens recebidas e enviadas. Quando todas as configurações estiverem feitas, basta clicar sobre o botão "Backup" e aguardar enquanto o download dos arquivos é realizado.
Fui atingido! E agora?
Se ocorrer outra falha nos servidores do Gmail e sua conta acabar sendo atingida, você poderá realizar a restauração de todas as mensagens rapidamente. Para isso, tudo o que é necessário fazer é localizar a pasta dos backups e clicar sobre o botão "Restore". Esta parte do processo é um pouco mais lenta, pois depende da velocidade de uploads da rede utilizada.
.....Se ocorrer outra falha nos servidores do Gmail e sua conta acabar sendo atingida, você poderá realizar a restauração de todas as mensagens rapidamente. Para isso, tudo o que é necessário fazer é localizar a pasta dos backups e clicar sobre o botão "Restore". Esta parte do processo é um pouco mais lenta, pois depende da velocidade de uploads da rede utilizada.
Viu como é simples? Agora você só precisa se lembrar de salvar seus backups em um local seguro, para evitar que algum usuário tenha acesso às informações contidas nele. É interessante notar que o Gmail Backup funciona também para quem quer passar as mensagens de uma conta para outra.
Comentários