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iPad: 28 dicas para resolver os problemas mais comuns


Qualquer um que tenha utilizado o iPad por algum tempo percebe que – como todos os computadores – algumas vezes ele não faz o que deveria. Pode ser uma tela congelada, superaquecimento do sistema ou o equipamento se recusando a recarregar. O resultado é sempre o mesmo: o usuário precisa descobrir o que há de errado com o dispositivo e, então, fazê-lo voltar ao normal.
Um grande problema é que o iPad não vem com um manual detalhado ou software de diagnóstico para mostrar o que acontece "dentro do equipamento". O guia do usuário (que pode ser baixado em PDF) e o Site de Suporte da Apple são bons pontos de partida, mas mesmo esses recursos algumas vezes não são suficientes  quando o problema persiste.
Aqui seguem algumas informações para os momentos nos quais o iPad não funciona corretamente, juntamente com algumas dicas  e atalhos para fazer com que o tablet obedeça de acordo com o que deve ser. Esses pontos são úteis quando a tela do iPad não responde ou quando há dificuldade ao sincronizar o tablet com o computador.
Na maioria dos casos, a solução fica na página de Ajustes do iPad, onde são feitas todas escolhas em relação à configuração. Há limites, entretanto, a respeito do que se pode fazer; por exemplo, esqueça possibilidades como trocar a bateria, adicionar memória ou recalibrar o touchsceen. 
Problemas na conexão Wi-Fi
A rede sem fio é a única maneira gratuita de conectar o iPad com o resto do mundo. Infelizmente, há muitos obstáculos que podem atrapalhar a conexão. O alcance do Wi-Fi do tablet é mais limitado do que a maioria dos notebooks – são aproximadamente 20 metros para o iPad, enquanto os notebooks conseguem pouco mais de 30 metros – então, caso esteja com problemas, se aproximar do roteador ajuda a estabilizar o sinal.
Se a conexão cai com frequência, tente renovar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol); vá em rede Rede (no item Ajustes, Geral), clique no Wi-Fi e então toque na pequena seta azul do lado direito no item da rede sem fio que será utilizada; toque no botão Renovar Concessão para atualizar a conexão com o roteador. 

Caso isso não resolva o problema, use o Endereço IP estático, em vez de DHCP. Crie um endereço de IP que não esteja sendo usado pelo roteador – você terá o prefixo 192.168.1.xxx. Geralmente é bom usar um número que esteja perto do limite do alcance do roteador, para evitar conflito com os endereços DHCP IP; na página de Ajustes, Geral e na rede escolhida, clique em Estático e entre o endereço no campo Endereço IP.
Energia
A maiora dos iPad aguenta em torno de oito horas de uso por carga.  O seu não tem chegado nem próximo disso? Há algumas coisas que podem ser feitas para aumentar a duração da bateria do dispositivo:

 - Escureça a tela: vá até  Brilho e Imagem de Fundo em Ajustes para desligar a opção Brilho Automático e então configure o brilho da tela entre metade e três quartos. 

- Desative o Bluetooth: caso não esteja utilizando um teclado wireless ou alto-falantes, desligue o Bluetooth na opção Geral da página de Ajustes. 

- Desligue o modem: se não estiver utilizando a conexão 3G (válido para os modelos do iPad que possuem esse recurso, claro), é possível desativá-la na aba Celular na página de Ajustes e colocando o interruptor no modo desligado (quando não aparece o botão azul).

ipad390bResolva os principais problemas do iPad e deixe-o "turbinado"

Por que parou?
Algumas vezes, sem razão aparente, o iPad congela e para de responder ao toque. Na maioria das vezes, isso é causado por um problema de software, e há três coisas que podem ajudá-lo a resolver isso:

- Feche o aplicativo ativo, pressionando o botão Home (o redondo) para que o sistema retorne à página inicial. 

- Caso isso não funcione, tente reiniciar o software ao segurar o botão para hibernar (na parte superior), usado para bloquear a tela do aparelho, por cinco segundos até a barra de energia que desliga o dispositivo aparecer. Deslize o dedo por ela para desativar o aparelho. Após isso, segure o botão de hibernar novamente.
- Continua tendo problemas? É hora de reiniciar o sistema e começar de novo. Desta vez segure o botão juntoo com o botão Home por uns dez segundos. A tela irá escurecer e então o logo da Apple irá surgir; depois disso, o iPad deve iniciar e funcionar bem.
Sem carga
Uma das reclamações mais comuns a respeito do iPad é que, depois de plugar o aparelho ao computador via conexão USB, a bateria não é carregada. O problema é que as portas na maioria dos hubs USB, notebooks menores e mesmo alguns desktops não possuem energia o suficiente para carregar o iPad enquanto a tela está ligada. O ícone na bateria bateria no canto direito superior mostra “Não está carregando”.
Esse é um problema fácil de resolver. Caso não queria usar o adaptador AC de energia que vem junto com o tablet, o usuário pode plugar o dispositivo em um hub USB que esteja ligado à rede elétrica. 
Superaquecimento
A bateria de polímero de lítio do iPad é muito sensível a mudanças de temperatura – não gosta de ambientes mais frios do que 0°C e mais quentes do que 35°C. Como resultado, caso o usuário fique no sol por muito tempo, o sistema corre o risco re superaquecer e desliga automaticamente. 

Nesse caso, a única coisa que pode ser feita é esperar o dispositivo esfriar e então reiniciar o sistema. Em dias mais quentes, use o iPad na sombra e nunca coloque-o em um local quente, como no banco traseiro do carro, por exemplo. E caso o usuário tenha saído de um local muito frio, vale esquentar um pouco o tablet. 
Sincronização
Nenhuma iPad é uma ilha; ele precisa periodicamente ser conectado ao computador para atualizar seu software, carregar novos aplicativos ou receber novos dados. Porém, até mesmo durante a sincronização o usuário pode encontrar problemas. A começar pelo fato de que, se o iPad estiver com a bateria próxima do final, ele não irá se conectar ao computador, então certifique-se de que ele está carregado.

Se o computador não reconhecer o iPad, isso resultará no maior obstáculo do processo de sincronização. A causa na maioria das vezes é o software AMDS (Apple Mobile Device Support) que faz a ponte entre os dois equipamentos. Geralmente, reiniciar soluciona o problema. Se estiver sincronizando o iPad em um PC com Windows, vá ao Painel de Controle, e entre em Ferramentas Administrativas, Serviços, Apple Mobile Device; clique para parar e então reinicie o serviço.

Se o problema persistir, talvez seja preciso fazer algo mais complexo: desinstalar e reinstalar o AMDS e o iTunes do computador. Basta ir ao Painel de Controle e fazer a desinstalação normalmente; ao baixar e instalar a versão atualizada do iTunes, o AMDS mais atual estará incluído no pacote. 

Para os donos de Mac, a Apple sugere pular o procedimento de reinício e simplesmente trocar o AMDS. O processo é um pouco mais complicado no Mac, mas segue o mesmo conceito: livrar-se do AMDS e do iTunes, e, então, reinstalar esses componentes novamente. Use o Finder do Mac para localizar o iTunes e coloque-o no Lixo para desinstalá-lo. Na seção Library Receipts, encontre o arquivo AppleMobileDeviceSupport.pkg e coloque-o no Lixo. Esvazie a Lixeira e reinicie o sistema; depois disso, baixe e instale novamente o iTunes. Caso esses procedimentos não funcionem, então recorra aos
 documentos de suporte no site da Apple.

ipad-390.jpgTablet da Apple chegou ao Brasil no último dia 03/12, quase oito meses após o lançamento nos EUA

Tela não responde corretamente
O touchscreen do iPad é sua principal interface, e é usada com muita frequência. Por isso, as chances de cedo ou tarde a tela ficar engordurada ou muito suja o suficientem são muito grandes.

Sendo assim, está na hora da limpeza. Fique longe de produtos abrasivos ou baseados em amônia, como os "limpa vidros". A melhor escolha nesse caso é esfregar com cuidado a tela com um papel toalha úmido; outra dica interessante é manter uma flanela de microfibra por perto para limpar o visor periodicamente.
Sistema
Uma das características mais úteis a respeito do software do iPad é que toda vez que o aparelho é sincronizado com o computador, é feito um backup de todo o sistema. Caso o sistema esteja estranho, tente retornar aos dados da última sincronização. 

Pluge o iPad via cabo USB no computador e o iTunes deve iniciar automaticamente. Clique no iPad no canto esquerdo da tela do computador e então vá na aba Resumo. Após clicar no ícone Restaurar,  o aparelho está pronto para receber todos os dados novamente. Vá na opção Restaurar do último backup para que todas as músicas, vídeos e aplicativos retornem ao tablet durante a próxima sincornização. 

Se isso não funcionar, vá na opção que coloca nas configurações de um novo iPad e comece do zero – entretanto, se fizer isso, o usuário perderá tudo o que foi feito ou comprado desde que o iPad saiu da loja. Esse processo pode levar alguns minutos ou até meia hora; note que os ícones agora estão organizados em ordem alfabética (em vez da ordem em que foram instalados).
Tela preta
Se a tela do iPad escurece depois de cinco minutos de inatividade e nenhum comando de toque traz o aparelho de volta, provavelmente ele não está quebrado – só está em repouso para economizar energia, para que a bateria possa durar mais. Alguns usuários acham isso irritante, entretanto mudar esse perfil é muito simples: basta ajustar o tempo que a tela fica ligada antes de ser colocada em repouso. 

Na página de Ajustes, vá até Bloqueio Automático  e coloque por quanto tempo deseja que a tela fique acesa antes de apagar – as escolhas variam entre 2, 5, 10 ou 15 minutos. Contudo, é possível desligar essa opção, fazendo com que a tela fique sempre ligada (o que, obviamente, irá diminuir o tempo útil da bateria). 

Trancado a sete chaves

Tem medo de que o conteúdo do seu iPad caia em mãos erradas caso seja perdido ou roubado? Você não está sozinho. Como simples medida de segurança, o usuário pode definir uma senha que precisa ser inserida para liberar o dispositivo.

Entre em Bloqueio por Código na tela de Ajustes e toque em Ativar Código no topo da página. Digite uma combinação de quatro dígitos, confirme e pronto. O problema é que é preciso inserir a senha toda vez que for preciso tirar o iPad do modo repouso, porém seus dados estarão seguros. 

Para ainda mais segurança, é possível habilitar a opção Eliminar Dados  (localizada na mesma página) para que o sistema apague todo seu conteúdo após dez tentativas frustradas de inserir a senha. Certifique-se de que há um backup no computador para reconstruir os conteúdos do tablet caso sejam todos eliminados. 
Vale lembrar que o serviço Find My iPhone, que também serve para o iPad, é grauito e permite localizar o equipamento perdido ou mesmo bloquear e apagar dados a distância.
Caixas de entrada múltiplas 
O iPad pode acomodar múltiplas contas de e-mail baseadas em web ou em servidores - supondo que o usuário queira manter a conta de e-mail do trabalho e adicionar um endereço do Gmail, por exemplo. Vá na página de Ajustes e, na aba Mail, Contatos e Calendários, toque em Adicionar Conta. Haverá uma lista com seis opções, desde Microsoft Exchange até AOL.
Após digitar os dados da conta, salve. Isso deve fazer com que ela conste na seção de contas de e-mail logo abaixo da primeira que foi configurada. Caso haja outras contas, basta repetir o processo para ter todos seus e-mails na tela do iPad. 
Atalhos
O teclado integrado do iPad é adequado para quase todos os modos de entrada, como e-mail e endereços de Internet, mas não pode ser comparado com um bom e velho teclado mecânico para redigir textos mais longos. Ainda assim, alguns atalhos podem deixar a digitação na tela um pouco mais fácil:

- Aperte a barra de espaço duas vezes ao fim de uma frase para adicionar um ponto e um espaço antes de começar uma nova sentença. 

- Segure a tecla de uma letra para exibir caracteres especiais que estejam disponíveis (segurar o “C” para obter o cedilha “Ç”, por exemplo).

- Precisa do símbolo do euro (€)? Segure o botão do dólar por alguns segundos e o iPad irá fornecer cinco escolhas com símbolos monetários. 

- Ao segurar o botão “.com” do iPad, ele também fornece os domínios .edu; .net e .org.
Removendo aplicativos
Com tantos aplicativos disponíveis na loja online da Apple, é fácil abarrotar o dispositivo com aplicações. Para acabar com aqueles programas indesejáveis que não estão mais sendo usados, basta segurar o dedo em cima do ícone de um aplicativo, e, assim que ele começar a tremer, um “X” irá surgir no canto do programa. Toque nesse X epara se livrar dele. Não esqueça de também apagar o software no iTunes do computador, ou ele será reinstalado da próxima vez que o iPad for sincronizado.
Nova assinatura
A assinatura padrão do iPad é “Enviado do meu iPad”. Essa declaração, um tanto quanto esnobe, aparecerá em todas as mensagens que forem enviadas do dispositivo. Uma vez que o entusiasmo da compra do iPad tenha passado, talvez seja a hora de mudar essa informação.
Vá até Mail, Contatos, Calendários na página de Ajustes e então escolha Assinatura. O usuário pode escrever o que bem entender para servir de assinatura, ou deixar o campo em branco, caso queira manter o anonimato. 
Silêncio!
Para aqueles que odeiam quando o computador emite sons e cliques quando digita ou ao receber novos e-mails, o silêncio pode ser uma dádiva – e preserva sua sanidade. Vá na página de Ajustes, entre em Geral e escolha Sons.
Nessa seção é possível desativar os sons que são tocados ao receber um e-mail, ser lembrado de um evento no calendário ou ao destravar o iPad - até mesmo os  cliques do teclado podem ser desativados. Caso não queira desligar totalmente os sons do tablet, você pode pelo menos diminuir o volume.

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