Configurando o backup
Para abrir o painel de gerenciamento do backup, simplesmente digite a palavra backup e então, na lista de resultados, clique em Backup e Restauração. Você verá a seguinte janela:
Então, clique em Configurar backup para definir as configurações do backup (oh, sério?).
Por padrão, e em todas as versões do Windows 7, você pode selecionar dispositivos com armazenamento removível (CDs, DVDs, pendrives, HDs externos...) como destino do backup. Entretanto, se você tiver o Windows 7 Professional ou Ultimate (e, salvo engano, Enterprise) você pode também salvar o backup em uma pasta compartilhada na rede. Para isso, clique no botão Salvar em uma rede para selecionar a pasta compartilhada.
Após selecionar o destino do backup, clique em avançar.
E aí, selecionamos o "modo" de backup do Windows. Por padrão, a opção selecionada é Deixar o Windows escolher. Nessa opção, o Windows vai efetuar o backup das bibliotecas e da sua pasta pessoal e vai criar uma imagem do sistema. A imagem do sistema é, literamente, uma cópia exata de todo o conteúdo do disco rígido.
Então, se isso te agrada, somente clique em "Avançar", senão, selecione a opção Deixar que eu escolha e então, clique em "Avançar". Caso você selecionou essa última opção, você verá o seguinte:
Nessa janela é possível fazer uma seleção manual das pastas que o Windows vai copiar. Após selecionar as pastas desejadas, é só clicar em "Avançar" e agora só precisamos revisar as configurações.
Também, por padrão, o Windows configura o agendamento para todo domingo às 19:00. Altere, se achar necessário. Então, clique em Salvar configurações e executar backup. Um backup inicial será executado automaticamente.
Restauração
Restaurar um backup em um computador com o Windows 7 é bem simples. É só navegar até a pasta onde o backup foi salvo e dar dois cliques no backup.
O assistente de restauração de arquivos é bem fácil de usar. Primeiramente, é só selecionar as pastas e/ou arquivos que você deseja restaurar (e a data dos arquivos, se desejado).
E, é claro, o destino da restauração.
Ao clicar em Restaurar o Windows vai tratar de copiar os arquivos selecionados para o local adequado e, assim, a restauração será concluída.
Enfim, chegamos ao final do tutorial. Fica claro que o recurso de Backup e Restauração do Windows 7 é muito superior ao Centro de Backup e Restauração do Windows Vista. Agora ele realmente é uma alternativa viável tanto para usuários básicos quando para usuários avançados, devido às opções mais detalhadas, que permitem um maior controle sobre os arquivos que sofrerão backup. Espero que ele seja útil pra você também.
Comentários