A Microsoft anunciou nesta terça-feira (30/3) que vai interromper o suporte para os sistemas Windows XP Service Pack 2 (SP2), Windows 2000 Professional e Windows Server 2000 em 13 de julho de 2010.
Dois meses antes, em 13 de abril de 2010, a empresa também não irá fornecer mais suporte para o Windows Vista Release to Manufacturing (RTM).
A medida deverá causar impacto a muitos usuários de PC já que, de acordo com a empresa de pesquisas Forrester, uma década depois de seu lançamento, o XP ainda comanda 80% de todos os PCs corporativos com Windows.
A partir de meados de abril, a Microsoft não irá mais oferecer opções de serviços de suporte a clientes que usam versões não suportadas do Windows ou de algum de seus Service Packs. A empresa afirmou que irá rever as atualizações para depois construí-las apenas para as versões e os Service Packs suportados.
Essas atualizações incluem os pacotes de segurança liberados com os boletins do Centro de Resposta de Segurança da Microsoft, informou a empresa. Os usuários têm a opção de escolher a maioria dos Service Packs atuais, que podem ser baixados via Windows Update, Windows Server Update Services/Microsoft System Center, e Microsoft Download Center.
A Microsoft afirmou também que não haverá qualquer rota suportada para migração do Windows 2000 para o Windows 7. Quem ainda usa o 2000 terá que atualizar para o Windows XP e depois migrar para o Windows 7 usando o Windows User State Migration Tool (USMT) 4.0.
Os clientes da empresa podem visitar o Centro de Soluções para Fim de Suporte do Windows 2000, para obter mais informações sobre o Windows 2000 e o Windows 2000 Server. PCs e servidores com Windows XP, Windows Vista, Windows 2000 e Windows Server 2000 continuarão a receber atualizações de segurança apenas se eles forem atualizados antes do das datas de término de suporte.
Comentários