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da Reuters, em Nova York
O prejuízo comunicado por vítimas de fraudes na internet dobrou em 2009, com muitas queixas ligadas a esquemas em que foi usado o nome do FBI, informou a agência nesta sexta-feira (12).
A perda total subiu para US$ 559,7 milhões no ano passado, dos US$ 264,6 milhões registrados em 2008, com base em valores comunicados ao Centro de Queixas para Crimes de Internet, parceria entre o FBI e o Centro Nacional de Crimes de Colarinho Branco dos Estados Unidos.
O número de queixas recebidas pelo centro aumentou 22%, de 275.284 para 336.655.
Os casos em que criminosos fingiam ser integrantes do FBI para conseguir informações das vítimas representaram 16,6% do total de queixas.
Já 11,9% das queixas se referem a fraudes em que vendedores não enviavam seus produtos, ou que compradores não pagavam, ao passo que fraudes em que as vítimas pagavam primeiro para não serem recompensados representaram 9,8%.
Cerca de 65,4% das fraudes foram originadas nos EUA, enquanto 9,9% na Grã-Bretanha, 8% na Nigéria e 2,6% no Canadá.
Fraudes na Internet têm sido um problema crescente por muitos anos, e as queixas podem representar apenas uma pequena parcela do prejuízo total das vítimas de fraudes.
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