Pesquisadores tchecos descobriram um novo malware que ataca roteadores e modems DSL que ainda utilizam sua senha padrão. De acordo com Jan Vykopal, chefe do departamento de segurança de rede da Universidade Masaryk, o malware recebeu o apelido de "Chuck Norris" por causa de um pequeno comentário em seu código-fonte: "in nome di Chuck Norris".
Para infectar os roteadores e modems, o malware se aproveita do fato de que eles ainda utilizam a senha padrão e estão configurados para permitirem o acesso remoto.
De acordo com Jan Vykopal, assim como o malware Psyb0t, o "Chuck Norris" pode infectar aparelhos baseados em MIPS e que rodem o sistema operacional Linux. Tanto o Linux como o MIPS são muito usados em diversos modelos de modems DSL e roteadores.
Vykopal disse que máquinas infectadas já foram detectadas na América do Sul e na Ásia. Além disso a botnet criada por ele já afetou redes de provedores e de operadoras de telecomunicações.
As máquinas infectadas pelo malware podem ser usadas para a execução de ataques distribuídos de negação de serviço (ou DDoS) e também pode alterar o DNS nos roteadores para que os usuários sejam redirecionados para sites maliciosos.
É altamente recomendável que os usuários troquem as senhas padrão em seus modems DSL e roteadores por senhas mais complexas e que atualizem seus firmwares (caso haja atualizações disponíveis).
Um detalhe é que como o "Chuck Norris" se instala na RAM destes aparelhos, ele pode ser removido com uma reinicialização.
A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu
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