Pesquisadores tchecos descobriram um novo malware que ataca roteadores e modems DSL que ainda utilizam sua senha padrão. De acordo com Jan Vykopal, chefe do departamento de segurança de rede da Universidade Masaryk, o malware recebeu o apelido de "Chuck Norris" por causa de um pequeno comentário em seu código-fonte: "in nome di Chuck Norris".     
Para infectar os roteadores e modems, o malware se aproveita do fato de que eles ainda utilizam a senha padrão e estão configurados para permitirem o acesso remoto.      
De acordo com Jan Vykopal, assim como o malware Psyb0t, o "Chuck Norris" pode infectar aparelhos baseados em MIPS e que rodem o sistema operacional Linux. Tanto o Linux como o MIPS são muito usados em diversos modelos de modems DSL e roteadores.      
Vykopal disse que máquinas infectadas já foram detectadas na América do Sul e na Ásia. Além disso a botnet criada por ele já afetou redes de provedores e de operadoras de telecomunicações.       
As máquinas infectadas pelo malware podem ser usadas para a execução de ataques distribuídos de negação de serviço (ou DDoS) e também pode alterar o DNS nos roteadores para que os usuários sejam redirecionados para sites maliciosos.      
É altamente recomendável que os usuários troquem as senhas padrão em seus modems DSL e roteadores por senhas mais complexas e que atualizem seus firmwares (caso haja atualizações disponíveis).      
Um detalhe é que como o "Chuck Norris" se instala na RAM destes aparelhos, ele pode ser removido com uma reinicialização.
  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...
Comentários