Pular para o conteúdo principal

Telecentros oferecerão 73 cursos de capacitação em diversas áreas

Telecentros oferecerão cursos online


28/01/2010 08:51h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras
O Ministério das Comunicações informou nesta semana que os mais de 5.564 telecentros no Brasil oferecerão 73 cursos de capacitação via internet. O comunicado do Ministério das Comunicações pode ser lido na íntegra abaixo:

"O Ministério das Comunicações vai oferecer 500 mil matrículas para cursos online de capacitação de ofício para os usuários dos Telecentros Comunitários instalados em todas as cidades brasileiras. O Diário Oficial da União desta quarta-feira traz o aviso de licitação para a contratação de empresa para prestar os cursos com pregão agendado para 8 de fevereiro. “O governo está aperfeiçoando o programa de inclusão digital, que já é considerado o maior e mais abrangente da América Latina”, afirma o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
 
A expectativa é que o governo irá concluir 500 mil capacitações até julho. “Estamos aprimorando o serviço prestado. É a sequência e a efetividade das ações de inclusão digital e social proporcionadas pela infraestrutura dos Telecentros Comunitários implantados no Brasil”, diz o coordenador-geral de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva.
 
O governo federal vai oferecer 73 cursos pela internet, colocados à disposição do público pelo site do ministério, abrangendo nove áreas de interesse para inserção no mercado de trabalho dos usuários dos telecentros. Além dos cursos, o ministério vai oferecer também ferramentas de gestão de currículos com os dados profissionais de cada pessoa capacitada. No portal, cada usuário que fez o curso poderá conferir as oportunidades de emprego no mercado.
 
Para participar, o cidadão receberá um cartão vale-curso contendo um código impresso para a matrícula. “O cartão dará acesso ao portal do Ministério das Comunicações. Ali, o cidadão terá direito de se matricular no curso que escolher”, informa Paiva.
 
Serão oferecidos cursos nas áreas de iniciação profissional, voltado para: primeiro emprego, empreendedorismo, informática, tecnologia da informação, inclusão social e digital, radiodifusão, software livre, agropecuária e meio ambiente. Os cursos deverão estar disponíveis para os alunos durante 24 horas por dia e sete dias por semana.
 
De acordo com Paiva, será possível ter acesso ao conteúdo de áudio, ilustrações, animações, exercícios interativos. O portal permitirá fazer a avaliação de cada aluno ao final do curso. Cada aluno receberá, ao final do período de aprendizado, um certificado expedido pelo próprio Ministério das Comunicações e pela instituição de ensino.

Abaixo, a lista com os cursos online que serão oferecidos pelo governo:

ÁREA 1 - Primeiro emprego
 Preparação para o mercado de trabalho
 Introdução às práticas administrativas
 Auxiliar de escritório
 Operador de telemarketing
 Secretariado
 Boas práticas na utilização de e-mail e internet no ambiente de trabalho
 Telefonista e Recepcionista
 Introdução ao Atendimento
 Departamento de Pessoal
 Motorista
 Contínuo
 Porteiro
 Fotógrafo

ÁREA 2 - Empreendedorismo
 Introdução ao Empreendedorismo
 Liderança
 Contabilidade para profissionais não contadores
 Práticas de finanças nas empresas
 Desenvolvimento pessoal e profissional
 Introdução à exportação
 Gestão de pessoas
 Gestão do tempo
 Reuniões eficazes
 Técnicas de negociação
 Fidelização de clientes
 Introdução à gestão de pessoas
 Noções da reforma ortográfica
 Tributos
 Logística empresarial
 Acesso ao crédito
 Iniciação à redação
 Oratória
 
ÁREA 3 - Informática
 Windows
 Word 2007 Básico
 Excel 2007 Básico
 Excel 2007 Avançado
 Power Point 2007 Básico
 Power Point 2007 Avançado
 Access Básico
 Front Page 2000
 Outlook 2007
 Project 2007
 
ÁREA 4 - Tecnologia da Informação
 Web Design
 Bancos de dados
 Montagem e manutenção de equipamentos
 Programação para internet
 Lógica de programação
 Segurança da informação
 Certificação digital
 Introdução à informática
 Photoshop CS4
 Corel Draw X4
 Flash CS4
 Active Server Pages (ASP)
 
ÁREA 5 - Inclusão Social e Digital
 Cidadania
 Gestão de telecentros
 
ÁREA 6 - Radiodifusão
 Gestão e Operação de Rádio Comunitária
 Locução para Rádio Comunitária
 Programação e produção de conteúdos para rádio comunitária
 Legislação e ética na radiodifusão comunitária
 Sistema Brasileiro de Televisão Digital
 Antenista para TV Digital
 
ÁREA 7 - Software Livre
 Introdução ao Linux
 BrOffice
 
ÁREA 8 - Agricultura e Pecuária
 Administração rural
 Bovinocultura de corte
 Bovinocultura de leite
 Manejo de pastagens
 Agricultura orgânica
 Tecnologia no processamento de alimentos
 
ÁREA 9 - Meio ambiente
 Gestão ambiental e recursos hídricos
 Licenciamento ambiental
 ISO 14.001
 Noções de meio ambiente e trânsito"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red