IDG Now! » Segurança » Ataques e Ameaças Alemanha e França sugerem que usuários troquem IE por outro navegador
Preocupação com segurança motiva países a incentivar troca da ferramenta da Microsoft, usada em ataques ao Google, por alternativas mais seguras.
A falha no Internet Explorer que possibilitou ataques aos sistemas do Google na China deve causar mais dor de cabeça à Microsoft. O governo alemão recomenda aos usuários que procurem um navegador mais seguro para garantir a proteção de quem navega pela web, de acordo com a BBC.
A França fez o mesmo, também sob alegação de cuidados com a segurança. Segundo o jornal El País, o órgão francês responsável por prevenção a ataques cibernéticos, chamado de Certa, afirmou que a vulnerabilidade identificada no navegador da Microsoft permite que criminosos executem o código remotamente.
A companhia de software respondeu dizendo que o risco para os usuários é baixo, e que uma alteração nas configurações de segurança do navegador diminuiriam os riscos. A empresa garante que, mudando a zona de segurança da internet para “alta” , é possível evitar ataques, mesmo que isso prejudique a navegação e bloqueie alguns sites.
A falha no Internet Explorer foi reconhecida pela Microsoft na quarta-feira (14/1). Segundo a companhia, a falha atinge todas as versões do navegador, embora o risco seja menor em lançamentos mais recentes.
O erro teria sido usado por crackers chineses que invadiram servidores do Google e causaram prejuízos à empresa, criando uma tensão no país.
A Microsoft ainda não divulgou uma possível data de lançamento para um patch de correção. O próximo pacote de atualização mensal da empresa está previsto para o dia 9 de fevereiro.
Comentários