Os cibercriminosos vasculham a web para ganhar dinheiro. Fraudes bancárias e com cartão de crédito estão entre as preferidas dos chamados crackers.
A fraude do cartão de crédito é um exemplo comum que acontece em vários países. Embora seja possível invadir o computador de uma pessoa para roubar o número de cartão de uma pessoa, é mais provável que um bandido consiga esse dados invadindo o banco de dados de uma loja online onde você tenha feita compras, por exemplo.
E uma fraude bancária pode trazer conseqüências ainda piores. Se um pirata da Internet consegue acessar sua conta, não há muita coisa que pode ser feita para impedi-lo de transferir uma boa quantia de dinheiro. Os criminosos costumam obter informações bancárias de várias maneiras.
É possível, por exemplo, tirar vantagem de vulnerabilidades nos sites de Internet banking, por exemplo. Outra maneira é disseminar pragas virtuais (cavalos de tróia) que usam e-mail + sites adulterados para levar a ameaça ao computador de sua vidas. Uma vez instalado, o cavalo de troia rouba dados e envia via internet para criminosos. Isso acontece basicamente com usuários de Windows.
O que pode ser feito
Para evitar fraudes com seu cartão de credito, fique atento com quem você está fechando negócio. Antes de passar o número do cartão, pesquise possíveis reclamações de outros clientes. Verifique seu extrato a cada mês para checar se não há compras ou movimentações de dinheiro desconhecidas. Geralmente os ladrões da web movimentam pequenas quantias de dinheiro para saber se a conta está ativa.
As proteções oferecidas pelas empresas de cartão de crédito costumam ser eficientes, estornando valores indevidos e bloqueando os cartões a qualquer sinal de fraude.
Contra a fraude bancária, também vale controlar com frequência sua conta, sempre de olho em movimentações estranhas. Alguns bancos oferecem recursos de segurança extra, como o token (dispositivo eletrônico que gera uma nova senha para cada transação). Vale verificar.
Comércio eletrônico e sites de leilões
Sites de comércio eletrônico pouco conhecidos (e até mesmo serviços como o Mercado Livre) são alvos frequentes de cibercriminosos. Sair comprando qualquer coisa sem antes pesquisar pela reputação da loja ou do vendedor pode gerar grandes prejuízos.
Verifique a reputação do vendedor antes de fechar negócio
O que pode ser feito
O bom senso é a melhor defesa. Verifique a reputação do vendedor que comercializa o produto, bem como os comentários de compradores que já fecharam negócio, antes de finalizar a compra.
Analise quando o vendedor começou a negociar no site e a relação entre pontos negativos e positivos. Quando a oferta parece boa demais, desconfie de sua existência ou se não é algo falsificado. Também é recomendado dar preferência por algum serviço de garantia de compras, caso o site ofereça.
*com colaboração da Macworld/EUA
Uma boa parte das vezes que acontece uma fraude on line, ocorre porque houve uma invasão no site da administradora por negligência (portas abertas) ou falha no sistema (bug, brechas de segurança, etc).
É mais fácil para uma administradora admitir falha no PC do usuário do que negligência no servidor, pois admitindo negligência ela perde credibilidade e mercado.
Comentários