tecnologia
Testes falsos dão nota 10 a falsos antivírus
Carlos Machado, da INFO Terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 - 12h55Bleepingcomputer.com |
Página falsa da PCMag.com com resenha de um antivírus falso |
SÃO PAULO – Produtores de falsos antivírus estão usando nova tática para enganar usuários incautos. São falsas análises elogiosas de seus produtos.
A fraude funciona assim. Programas do tipo spyware, como o chamado Antivirus-1, invadem o micro e modificam o arquivo Hosts do Windows. Comandos implantados nesse arquivo manobram para desviar o browser do usuário de sites conhecidos que analisam softwares para sites que apresentam resenhas altamente positivas de seus falsos antivírus.
O detalhe mais enganador é que esses sites levam o internauta a crer que de fato está lendo uma página do site especializado. Uma denúncia publicada no Bleepingcomputer.com exibe uma página que contém o logotipo e uma imitação do design da PCmag.com.
A falsa avaliação para um produto chamado AntiVirus2010 é “assinada” por Neil J. Rubenking, conhecido jornalista da revista. E as notas? Cinco pontos em cinco, do editor; idem dos leitores. Um antivírus perfeito! E mais: na matéria há um link para que o leitor, ludibridado, compre o produto. Os preços desse software "nota 10" variam de 49,95 a 69,95 dólares.
As alterações no arquivo Hosts redirecionam o browser para exibir páginas falsas de vinte sites diferentes, como PC Magazine, ZDNet e Cnet, todas contendo avaliações hiperpositivas do antivírus de araque. O objetivo é levar o usuário a pagar por programas falsos.
Comentários