Larissa Januário - 08/11/2007 - 16:10
A transmissão de TV Digital começa oficialmente no dia 02/12 na cidade de São Paulo. Antes que você se empolgue e adote a nova tecnologia, vale a pena pensar se este é o melhor momento para comprar uma televisão de alta definição.
“Atualmente não existem aparelhos no mercado com tecnologia digital”, afirma o professor do grupo de pesquisas em comunicação do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), Luciano Leonel Mendes, que é chefe do grupo de desenvolvimento do set-top box, conversor que permitirá a televisores analógicos receber o sinal digital.
Márcia Christina Oliveira, técnica do Procon (Fundação de defesa do consumidor de São Paulo), confirma a informação e alerta. “Quem comprar algo agora poderá precisar de outros equipamentos no futuro”. Mesmo as TVs de alta definição que estão no mercado, como as de LCD e Plasma, vão precisar de conversores (set top box) para receber sinal digital. “Estas tecnologias - plasma e LCD - se referem à qualidade do display, mas não definem o recebimento do sinal”, explica Benjamin Sicsú, vice-presidente da Samsung.
Mas segundo os principais fabricantes, novos produtos chegarão ao mercado antes da estréia da TV Digital. Segundo Sicsú, a própria Samsung vai lançar televisores prontos para receber sinal digital até o fim deste mês. Já a Semp Toshiba vai colocar no mercado dois modelos de conversores a partir do dia 21/11. A LG oferecerá a TV completa antes do dia 02/12 e a Philips vai colocar no varejo apenas o conversor. Não tenha pressa Mesmo com a previsão de chegada de novos produtos ao mercado, os órgãos de defesa do consumidor aconselham compradores a ter cautela. “Vale a pena esperar porque os preços dessas televisões tendem a cair. E o governo está estudando formas de oferecer um preço mais baixo para o conversor”, diz Márcia, do Procon. Segundo a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos), o set-top box deve chegar ao mercado custando inicialmente entre R$ 500 e R$ 800. O Proteste, outro órgão de defesa do consumidor, ressalta que os comerciais que anunciam o início oficial das transmissões de TV digital no Brasil podem confundir o consumidor. De acordo com a associação, a mudança do sinal analógico para o digital será gradativa, portanto, não é preciso trocar de aparelho nos próximos meses. Inclusive a transmissão de programas com qualidade digital por parte das emissoras também será em etapas.
Cuidados na hora da compra
Para captar o novo sinal, tanto os consumidores que têm televisores antigos (padrão de imagem 480 linhas), quanto os novos (plasma e LCD) deverão adquirir um conversor ou uma antena UHF. Mas atenção, a qualidade digital de imagem só é conseguida por TVs de alta definição, destaca o Procon.
Além disso, é importante comparar a qualidade da imagem nas lojas e verificar se o que está sendo transmitido é DVD, TV por assinatura ou sinal aberto. O consumidor também deve ter em mente antes de comprar: necessidade de recursos, potência de saída, peso, consumo de energia, material de revestimento, facilidade de operação e rede de assistência técnica.
Outro cuidado é quanto aos modelos de conversores que estarão no mercado. Em alguns casos, mesmo com um dispositivo de alta qualidade, a imagem não atingirá o máximo que o sistema poderia oferecer devido às limitações da TV.
Comentários