Da Redação - 26/10/2007 - 15:33
A Internet já faz parte do dia-a-dia de muitas crianças. Eles gostam de acessar a rede para fazer pesquisas da escola, se divertir e adoram bater-papo, já que pela Web podem conhecer pessoas de qualquer lugar do mundo. Para evitar que esses usuários sejam vítimas de internautas mal-intencionados, especialistas recomendam que os pais adotem algumas medidas de segurança.
O mercado já dispõe de ferramentas para filtrar o conteúdo que as crianças acessam na Internet para que elas possam navegar com mais segurança. Richard Medugno, especialista em segurança da McAfee, e Paula Dunn, presidente da Contos Dunne Communications of Morgan Hill, observam que há muitos adultos que fazem abordagens maliciosas aos internautas mirins.
O maior risco está nos chats, onde as pessoas se apresentam como “amigas”, sem revelar sua identidade verdadeira. “As crianças podem ser facilmente induzidas a revelar informações particulares sobre a família e amigos, facilitando a ocorrência de fraudes e crimes graves”, dizem Medugno e Dunn.
Confira as dicas que eles dão aos pais para que seus filhos acessem a Internet com mais tranqüilidade:
• Instale um software de segurança no computador;• Defina um limite de tempo para uso da Internet. Há no mercado softwares que fazem esse tipo de controle;• Instrua seus filhos a nunca revelar informações pessoais;• Não deixe que eles abram anexos de mensagens de e-mail de amigos ou serviços de compartilhamento de arquivos sem que você esteja por perto;• Mantenha o computador da casa em uma área comum, na qual seja possível monitorar as atividades das crianças;• Gerencie o conteúdo de acordo com a faixa etária da criança. É recomendável monitorar as atividades à medida que aumentam as habilidades dos pequenos na rede.
Como controlar acesso da garotada
Os sistemas de proteção mais sofisticados já vêm com uma ferramenta para monitorar o acesso dos pequenos internautas. É o sistema “Parental Control” ou Controle dos Pais, que bloqueia conteúdo violento e pornográfico, além de sites mal-intencionados. Alguns também administram o tempo que a meninada fica no computador conectado à Web. Veja a seguir alguns dos programas que oferecem essa funcionalidade:
Programas de antivírus
• Internet Security Suíte e Total Protection, da McAfee • Internet Security 2008, da Panda• Internet Security 2008, da Symantec• Kaspersky Internet Security, da Kaspersky
Sistema operacional
Quem já é usuário do Windows Vista tem a ferramenta “Controle dos Pais”. Como o novo sistema operacional da Microsoft vem com um recurso para compartilhamento do PC, a mãe ou o pai pode criar contas para cada usuário da máquina e estabelecer padrão de acesso. A partir daí, a pessoa que será a administradora do PC pode ativar o recurso de navegação segura, filtrando o que a criança pode acessar. A funcionalidade também limita tempo para uso do computador e apresenta relatórios dos sites visitados pelos pequenos, funcionan do como um dedo duro.
Navegador
O novo navegador da Microsoft Internet Explorer 7 também vem com recursos adicionais de segurança. A versão para Windows Vista usa filtros de controles do sistema operacional e trabalha com a ferramenta Controle dos Pais, bloqueando acessoa a sites mal-intencionados e transferência de arquivos suspeitos. As atividades dos internautas mirins podem ser monitoradas e quando eles tentam trazer algum conteúdo suspeito para seu PC, é solicitada a autorização do responsável pelo computador, ou seja, do pai, mãe ou adulto que se cadastrou no Vista.
Comentários