O Google nega que o Gmail leia seus e-mails e anexos para treinar IA, mas veja como desativar essa função mesmo assim.

TechSpot significa análise e aconselhamento tecnológico em que você pode confiar .
Conectando os pontos: usuários do Gmail que se preocupam com a forma como o Google lida com seus dados devem procurar as opções para recursos inteligentes no menu de configurações. As letras miúdas indicam que a funcionalidade de IA, que inclui diversos recursos, destina-se principalmente à personalização da experiência do usuário. No entanto, alguns ainda desconfiam, considerando os esforços do Google para integrar o Gemini em todos os seus produtos.
O menu de configurações afirma que os usuários que ativam os recursos inteligentes concordam em permitir que o Google use suas informações e atividades para personalizar a experiência. A Malwarebytes e o blogueiro Dave Jones interpretaram a redação como significando que a empresa está treinando IA com conteúdo do usuário, mas o Google insiste que isso é impreciso.
Mensagem IMPORTANTE para todos os usuários do Gmail.
– Dave Jones (@eevblog) 19 de novembro de 2025
Você foi AUTOMATIZADO para permitir que o Gmail acesse todas as suas mensagens privadas e anexos para treinar modelos de IA.
Você precisa desativar manualmente os Recursos Inteligentes no menu Configurações, em DOIS locais diferentes.
Retuite para que todos fiquem cientes. pic.twitter.com/54FKcr4jO2
Para acessar o menu de configurações, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da janela, ao lado do ícone do Gemini. Os recursos inteligentes estão localizados em duas seções próximas à parte inferior da lista em Configurações > Geral.
A primeira seção controla os recursos inteligentes do Gmail, Chat e Meet, incluindo verificação ortográfica, filtros de spam e classificação automática de e-mails. Para acessar a segunda seção, clique no botão que abre o menu de recursos inteligentes do Workspace.
Este menu contém duas opções para funções como exibir eventos do Gmail no Google Agenda, gerar resumos com IA e gerenciar reservas em restaurantes. Após ajustar as configurações, clique em Salvar e recarregar.
Vamos esclarecer alguns relatos enganosos recentes. Aqui estão os fatos:
– Gmail (@gmail) 21 de novembro de 2025
• Não alteramos as configurações de ninguém.
• Os Recursos Inteligentes do Gmail existem há muitos anos.
• Não usamos o conteúdo do seu Gmail para treinar nosso modelo de IA Gemini.
Somos sempre transparentes e…
O Google negou categoricamente o uso de conteúdo do usuário para treinar o Gemini, observando que o Gmail oferece alguns desses recursos há muitos anos. No entanto, o menu Espaço de Trabalho menciona funcionalidades recém-adicionadas ao Gemini diversas vezes.
A empresa também negou modificar automaticamente as permissões do usuário, mas algumas pessoas relataram precisar de várias tentativas para desativar os recursos inteligentes.
O Gmail começou a usar IA no final de 2023, quando incorporou a tecnologia ao seu bloqueador de spam. No ano seguinte, lançou um assistente de escrita com IA. No início deste ano, o Google começou a ativar resumos gerados por IA por padrão em dispositivos móveis e adicionou ferramentas com IA à busca do Gmail.
Além de levantar preocupações com a privacidade, a funcionalidade de IA do Gmail expôs sérias vulnerabilidades. Em março, a Mozilla descobriu que invasores podiam facilmente inserir prompts que faziam com que os resumos gerados pela IA do cliente se transformassem em mensagens de phishing.
Outros serviços que já treinaram IA com base em conteúdo do usuário incluem Facebook, LinkedIn, Slack e YouTube. Atualmente, os pesquisadores estão indo além do software e começaram a observar pessoas na vida real para treinar futuros robôs com inteligência artificial.



Comentários