Pular para o conteúdo principal

Entenda como criar suas próprias obras de arte com inteligência artificial

 É provável que nos últimos tempos você tenha se deparado com um conjunto de imagens como destacado na figura abaixo. Através do uso de ferramentas de IA, diversas pessoas na internet têm utilizado a sua criatividade para gerar imagens com intuito humorístico ou até mesmo para uso profissional. Neste texto vamos entender como usar o Dall-E, o sistema que está revolucionando a geração de imagens e conteúdo visual.

Como usar o dall-e 2, software de criação de arte com ia. Entenda como utilizar o sistema de geração de imagens com inteligência artificial mais famoso para criar suas próprias obras de arte
Imagem gerada por IA de astronauta montado em um cavalo na lua. (Imagem: Dall-E)

A inteligência artificial abre novos horizontes para a sociedade a cada dia que passa. Com o poder da criatividade e uma ótima ferramenta em mãos, é possível criar o que antes demandaria anos de estudo para se ter a técnica necessária para aplicar o que está no imaginário da pessoa para o papel.

Com o advento da indústria 4.0, houve uma maior integração de tecnologias avançadas como internet das coisas, robótica e inteligência artificial nos processos de produção. Hoje esse tipo de tecnologia começa a ser cada vez mais acessível ao ponto de que seja necessário apenas um computador comum e criatividade para tornar realidade o que antes poderia parecer impossível.

A arte feita por IA começou a ser difundida de forma massiva nos últimos meses graças a modelos treinados de computação visual que permitiam elaborar imagens a partir de expressões escritas pelo usuário. Ao ponto de se tornar uma polêmica entre ilustradores pelo uso não autorizado de ilustrações do Pinterest para utilização como modelo para gerar uma nova arte.

O que é o Dall-E 2?

As redes neurais artificiais são modelos de aprendizado de máquina ou Machine Learning que utilizam dados estatísticos e cálculos matemáticos para resolução de tarefas sem a necessidade da intervenção humana no processo. O Dall-E 2 é um desses modelos aplicado na área de computação visual e geração de imagens. 

Desenvolvido pela empresa OpenAI, no Dall-E 2 o usuário introduz um texto descrevendo o tipo de imagem que ele deseja e o sistema gera, através do uso de inteligência artificial, um conjunto de imagens baseado no que foi digitado. 

Como usar o dall-e 2, software de criação de arte com ia. Entenda como utilizar o sistema de geração de imagens com inteligência artificial mais famoso para criar suas próprias obras de arte
Imagem gerada por IA do Pato Donald jogando futebol. (Imagem: Daniel Coutinho / Showmetech)

Existem outros sistemas similares como o Crayon, que é uma versão menos sofisticada do Dall-E 2 que não necessita de criação de conta, entretanto, gera resultados não tão bem detalhados ou exatamente no estilo artístico que o usuário deseja.

A questão é: como usar o Dall E-2? Anteriormente havia uma lista de espera para novos usuários do sistema, porém a partir do dia 28 de setembro de 2022 não foi mais necessário, encontrando-se disponível para qualquer pessoa atualmente.

Como usar o dall-e 2, software de criação de arte com ia. Entenda como utilizar o sistema de geração de imagens com inteligência artificial mais famoso para criar suas próprias obras de arte
Página inicial do Dall-E 2 para criar sua primeira conta no site e começar a gerar imagens por IA. (Imagem: Open IA)

Para criar sua conta você deve:

1 – Criar uma conta no site do Dall E-2 utilizando seu e-mail clicando em “SIGN UP”.

2 – Você receberá um e-mail de verificação na sua caixa de entrada contendo o link para verificar sua conta no Dall E-2.

3 – Após a verificação, introduza um número de telefone móvel para receber um código via SMS.

4 – Introduza este código recebido no celular para verificar o aparelho no site e completar seu cadastro no Dall-E 2.

Qual o custo do procedimento?

Para utilizar o Dall E-2 é simples, entretanto é um processo que para utilizar de forma ilimitada envolverá um custo. Todos os processos que o usuário realiza no software utiliza um sistema de gastos de créditos devido a demanda computacional que é necessária para a realização de cada tarefa.

Abaixo você pode verificar a imagem da tabela com indicações sobre como funciona o sistema de créditos:

Como usar o dall-e 2, software de criação de arte com ia. Entenda como utilizar o sistema de geração de imagens com inteligência artificial mais famoso para criar suas próprias obras de arte
Sistema para adquirir e utilizar créditos no Dall-E 2. (Imagem: Open IA adaptado)

Criar uma conta já lhe oferece créditos que podem ser usados em algumas operações. Ao comprar mais ou aguardar alguns meses para receber de forma gratuita, é possível gastar um crédito pela geração de 4 imagens. Sendo necessária a edição da imagem que foi gerada pela inteligência artificial, custará da mesma forma um crédito.

Como gerar imagens utilizando IA?

Com a sua conta criada, é hora do momento tão aguardado de gerar imagens utilizando IA. Para isso você deve logar em sua conta do Dall-E 2 e escrever na caixa de texto um prompt – ou seja, o que você quer que o sistema gere de imagens – e clicar em Generate.

Como usar o dall-e 2, software de criação de arte com ia. Entenda como utilizar o sistema de geração de imagens com inteligência artificial mais famoso para criar suas próprias obras de arte
Imagem gerada por IA do Pato Donald no filme A Bruxa de Blair. (Imagem: Daniel Coutinho / Showmetech)

Para que a imagem gerada tenha bons resultados é aconselhável que se especifique e detalhe o que deseja ser gerado ao invés de introduzir um comando genérico. Tente incluir o estilo de imagem desejado como “foto realístico” ou “estilo anime” e especifique os itens presentes na imagem com a descrição de suas aparências. Após isso, espere por alguns segundos até que o resultado seja gerado com quatro imagens que você pode fazer o download e compartilhar nas redes.

Apesar disso, existem algumas restrições no tipo de conteúdo que pode ser gerado pelo Dall-E. A arte gerada proceduralmente por inteligência artificial não é uma arte feita a mão pelo ser humano, pois ela é gerada a partir do prompt do texto que o usuário introduz e pode destoar em muitos casos da intenção do artista. 

Algumas outras limitações do sistema são: o Dall-E não pode gerar imagens realistas de celebridades e políticos, não pode gerar conteúdo violento, imagens com nudez explícita e outros conteúdos sensíveis, de acordo com as restrições da OpenAI

Dall-E 2, assim como outras ferramentas provenientes de inteligência artificial, estão a serviço da sociedade para buscar soluções de questões que não necessitam de interferência humana. Desta forma,  para que seja possível que o ser humano se especifique em tarefas mais elaboradas, em teoria, melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

Fontes: Open AIAndroid Authority e PUC-RS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red