A entrada do iPhone X no mercado não tem sido isenta de problemas. São já vários os que estão identificados e que a Apple tem estado a resolver, mas um caso ressurgiu agora e tem implicações sérias para os utilizadores.
O ecrã OLED e a sua forma de funcionamento parece estar a causar dores de cabeça e cansaço ocular a muitos utilizadores. A causa parece ser conhecida, mas a Apple ainda não terá tomado uma medida para a resolver.
Esta não é uma situação nova e teve já vários casos reportados desde o final do ano passado, tendo ressurgido agora com uma publicação no Reddit, onde um utilizador do mais recente smartphone da Apple se queixa de dores de cabeça e de cansaço ocular após a sua utilização.
O problema do ecrã do iPhone X
Do que se sabe, a causa será do Pulse Width Modulation (PWM), uma funcionalidade dos ecrãs OLED, que provocam a cintilação do ecrã em frequências diferentes, dependendo do nível de brilho.
Na publicação feita no Reddit, são mostrados 2 vídeos filmados em câmara lenta, do iPhone X e do iPhone 8, onde é perceptível que esta situação acontece apenas no X.
O que este utilizador pede e que outros já pediram também no passado, é que a Apple crie uma opção nas definições que permita desligar o PWM, permitindo a estes utilizadores usarem o iPhone X sem qualquer tipo de limitação.
A marca ainda não reconheceu esta situação e nem respondeu aos utilizadores. A Apple não é a única a usar esta tecnologia, estando o PWM presente noutros equipamentos, como os Samsung Galaxy S e os Google Pixel. No caso dos smartphones Android, é possível desligar o PWM, após fazer root aos equipamentos.
O problema das chamadas que não surgem no ecrã do iPhone X
Aparentemente, há também um novo problema no ecrã do iPhone X que impede os utilizadores de atenderem chamadas. Segundo o que foi descrito, algumas unidades do iPhone X não estão a ligar de imediato o ecrã sempre que recebem chamadas. Esta situação tem estado a ser reportada desde o final do ano passado.
Isto impede os utilizadores de conseguirem saber quem os está a contactar e até atender a chamada que estão a receber. A informação existente refere que o ecrã pode demorar até 10 segundos a mostrar informação da chamada, o que muitas vezes é tarde demais.
Do que se sabe a Apple estará já a investigar este problema e deverá apresentar em breve uma solução. Por agora o que é recomendado como solução para este problema é que o iOS seja reinstalado através do iTunes.