Nvidia é acusada de priorizar série RTX 5000 enquanto usuários relatam travamentos de jogos em placas mais antigas
TechSpot significa análise e aconselhamento de tecnologia em que você pode confiar .
Uma batata quente: Dizer que o lançamento da RTX 5000 está longe de ser tranquilo seria um eufemismo. Entre os problemas que afligem a nova placa estão telas pretas/azuis da morte e problemas de instabilidade do sistema. A Nvidia lançou correções nas últimas semanas, mas vários proprietários de placas RTX 4000 e 3000 dizem que seus sintomas não desapareceram, e que a Nvidia está priorizando consertar a série RTX 5000.
Foi em fevereiro que os primeiros relatos dos problemas chegaram. Eles pareciam ter se originado do lançamento do driver 572.16 da Nvidia, que habilitou o suporte ao RTX 50.
As placas RTX séries 40 e 30 foram impactadas, mas a série 50 foi a mais afetada. Houve relatos de alguns usuários contornando os problemas limitando a taxa de atualização de seus monitores a 60 Hz, o que não é o que você quer ao jogar em placas de última geração.
A Nvidia confirmou rapidamente que estava investigando os problemas e que lançaria atualizações de driver para resolvê-los. Várias foram lançadas desde então e, embora pareçam ter corrigido (a maioria) dos problemas na linha RTX 5000, elas não foram tão eficazes para placas de vídeo mais antigas, e a Nvidia está fazendo pouco para ajudar.
Um usuário nos fóruns do Reddit r/hardware compilou uma lista de postagens de outros proprietários de RTX 4000 e RTX 3000 que continuam enfrentando BSODs e outros problemas de sistema.
O autor do post Scotty1992 escreve que reverter para o driver 566.36 era a única maneira de consertar os problemas que afetavam sua placa Asus RTX 4070 Ti Super TUF, cujos sintomas incluíam o Cyberpunk 2077 travando seu PC inteiro. Infelizmente, reverter o driver resultou em ele ser bloqueado de certos jogos, como Half-Life 2 RTX, e incapaz de acessar os recursos mais recentes da Nvidia.
Algumas das postagens dizem que os travamentos — e às vezes quedas de desempenho — ocorrem quando o DLSS Frame Generation é usado em conjunto com o G-Sync. Uma das correções sugeridas, além de reverter o driver, é usar uma versão mais antiga do DLSS e/ou desabilitar o G-sync.
Além do Cyberpunk 2077, os jogos afetados incluem Alan Wake 2, God of War Ragnarok e Indiana Jones and the Great Circle — títulos mais exigentes que muitos usuários preferem jogar com a Geração de Quadros habilitada.
O grande ponto de discórdia é que a Nvidia parece estar se concentrando inteiramente em resolver os problemas nas placas da série RTX 5000, enquanto se importa pouco com as gerações mais antigas, não fazendo nenhuma menção às placas da série RTX 40 em seus lançamentos de drivers.
Comentários