TechSpot significa análise e aconselhamento de tecnologia em que você pode confiar .
Facepalm: O FBI está mais uma vez alertando sobre uma campanha de phishing por SMS visando motoristas e proprietários de carros. Os cibercriminosos desconhecidos estão tentando roubar dados e dinheiro dos usuários, embora evitar o golpe pareça fácil o suficiente: você só precisa não fazer nada e ignorar completamente a mensagem de texto recebida.
Em abril de 2024, o FBI alertou os cidadãos dos EUA sobre uma campanha de smishing (ou phishing por SMS) em andamento, espalhando solicitações não solicitadas para pagar pedágios inexistentes. Agora, a divisão de Seattle do bureau está repetindo o alerta por meio de sua conta oficial no X/Twitter. Se você recebeu uma mensagem de texto sugerindo que pode ter pedágios não pagos em seu veículo, disse o FBI Seattle, você provavelmente está enfrentando um golpista tentando obter suas informações pessoais.
De acordo com o alerta original divulgado no ano passado, esse golpe peculiar de smishing afetou milhares de pessoas desde o início de março de 2024. Os textos foram organizados para parecer que vinham de um cobrador de pedágio estadual legítimo, com pelo menos três estados diferentes envolvidos. O golpe estava aparentemente se movendo de estado para estado, alertou o FBI.
Você recebeu uma mensagem de texto sugerindo que você pode estar devendo pedágios não pagos em seu veículo? Há uma boa chance de ser um fraudador tentando obter suas informações pessoais. Saiba mais sobre esse golpe aqui: https://t.co/zYW4AzhdzG pic.twitter.com/iSA7b4NeYN
– FBI Seattle (@FBISeattle) 19 de março de 2025
O texto, quase idêntico em linguagem em todas as mensagens, alegava que o destinatário tinha que pagar uma pequena quantia de dinheiro por um pedágio. Para evitar pagar uma taxa de US$ 50, a vítima era convidada a visitar um site aparentemente seguro para resolver o problema online. O "valor do pedágio pendente" incluído no SMS era semelhante entre as muitas reclamações recebidas pelo FBI, enquanto a URL fornecida e o número de telefone tendiam a mudar de estado para estado.
O FBI está pedindo aos usuários afetados pela campanha de smishing que registrem uma reclamação por meio do site Internet Crime Complaint Center . As pessoas devem sempre procurar serviços de pedágio legítimos e seus sites oficiais antes de clicar em um link em um SMS, alertou o FBI, enquanto todos os textos de smishing devem, é claro, ser excluídos imediatamente.
Alertas sobre saldo não pago podem ser irritantes e preocupantes, especialmente porque os golpistas são espertos o suficiente para fazer sua mensagem soar urgente e oficial. As pessoas podem ser encorajadas a aceitar uma oferta e evitar pagar uma taxa de atraso, especialmente se elas dirigem seus carros com frequência e visitam diferentes estados dos EUA.
O alerta de smishing do FBI data de mais de um ano, mas agora está sendo relançado sem nenhuma informação específica sobre os níveis de ameaça atuais. Dados oficiais dizem que há cerca de 242 milhões de carteiras de motorista nos EUA agora, então a quantidade de tentativas de golpes por SMS provavelmente é alta o suficiente para justificar um novo alerta do FBI sobre o assunto. Como a FTC disse no início deste ano , se alguém está pedindo dinheiro por SMS, provavelmente é um golpe.
Comentários