
O Ryzen 7 9850X3D da AMD foi lançado há apenas algumas semanas e deveria ser a CPU de jogos mais rápida da empresa até o momento. Agora, o primeiro caso de falha relatado surgiu on-line, levantando questões iniciais sobre a estabilidade em certas configurações AM5.
Superfícies do relatório de falha do primeiro Ryzen 7 9850X3D
Um usuário do Reddit afirma que tanto um Ryzen 7 9800X3D quanto seu sucessor, o 9850X3D, ficaram instáveis em poucas semanas de uso. O 9850X3D foi lançado no final do mês passado, passando pelo 9800X3D graças às velocidades de clock mais altas, mantendo o mesmo design principal e layout 3D V-Cache.
De acordo com a postagem, o usuário inicialmente emparelhou um 9800X3D com uma placa-mãe ASUS TUF X870P WiFi. Após cerca de uma semana, o sistema começou a congelar e ocasionalmente se recusou a inicializar. Durante a solução de problemas, o usuário realizou testes de memória usando o OCCT, e todos os testes foram aprovados, mas o problema persistiu.
O usuário então comprou o mais novo 9850X3D, mas dentro de algumas semanas, surgiram problemas semelhantes. A nova CPU também experimentou falhas de inicialização frequentes, congelamentos e erros repetidos de hardware WHEA durante o teste de estresse. Erros de WHEA normalmente sinalizam instabilidade no nível de hardware, geralmente ligado ao comportamento de tensão, problemas no controlador de memória ou degradação da CPU.
O sistema supostamente incluía memória G.Skill DDR5-6000, um cooler AIO de 360mm e uma PSU Corsair de 1000W. Nenhum overclocking manual foi aplicado, e os perfis EXPO foram ativados e desativados durante a solução de problemas. Não havia sinais visíveis de danos físicos em nenhum dos processadores.
Dores no primeiro ou problema no lado da placa-mãe?
O Redditor suspeita que o comportamento de tensão no nível de BIOS na placa ASUS X870 possa ser o culpado e ordenou uma placa-mãe MSI para descartar isso. Nesta fase, este continua sendo um relatório de usuário único, não um defeito generalizado confirmado.
Em lançamentos anteriores do X3D, o comportamento de tensão e as peculiaridades de ajuste da placa-mãe ocasionalmente causaram dores de cabeça para os primeiros usuários. Com o 9850X3D compartilhando grande parte de seu DNA com o 9800X3D, não está claro se este caso aponta para degradação de silício, comportamento no nível da placa ou apenas má sorte.
Este não é o único problema relatado, já que um Ryzen 7 9800X3D parou de funcionar anteriormente em outra placa-mãe ASUS. Problemas semelhantes também afetaram modelos mais antigos, com um usuário relatando uma falha do Ryzen 5 7500F.
Comentários