O Windows 11 teve mais de 20 problemas graves de atualização em 2025 e 2026 também começou mal. O que vocês estão fazendo, Microsoft?
Apenas algumas semanas após o início de 2026, o Windows 11 já está apresentando problemas novamente. Como relatado recentemente pelo Windows Latest, a atualização KB5074109 de janeiro de 2026 trouxe uma nova série de problemas , incluindo telas pretas e contas POP do Outlook congeladas. Essa atualização deixou bem claro que, quaisquer que fossem as lições que a Microsoft deveria ter aprendido em 2025, ela não aprendeu.
O Windows 11 chegou a um ponto em que é odiado por praticamente todos na internet, e a Microsoft parece não se importar. Revisamos nossas postagens de 2025 e listamos todos os problemas que o sistema operacional para desktops mais popular apresentou aos seus usuários no último ano. 2025 foi uma catástrofe para a Microsoft, com mais problemas do que nunca.
Grande parte do problema reside na falta de foco. Enquanto componentes essenciais do Windows 11 continuavam apresentando problemas atualização após atualização, a Microsoft estava ocupada implementando o Copilot em todos os cantos do Windows. Listamos abaixo os 20 principais problemas do Windows 11 até 2025, mas havia muitos outros bugs que não chegaram às manchetes. Neste momento, para muitos usuários, o Windows 11 se tornou a versão mais impopular do Windows já lançada pela Microsoft.
#1 Falha de áudio do DAC USB durante janeiro de 2025
Conforme relatado originalmente pelo Windows Latest, a primeira atualização de segurança na segunda semana de 2025 (KB5050009 para o segundo semestre de 2024 e KB5050021 para o segundo semestre de 2023) quebrou o áudio para usuários com conversores digital-analógico (DACs) USB externos .

Em nossos testes, descobrimos que o áudio em nosso PC parou de funcionar assim que a atualização foi instalada, e os principais afetados foram aqueles que usam um DAC de áudio USB.
O problema foi tão generalizado que afetou as versões 24H2, 23H2 e 22H2 do Windows 11. Nem mesmo o Windows 10, famoso por sua estabilidade, escapou da falha de áudio.
O Gerenciador de Dispositivos exibiu a seguinte mensagem de erro:
“Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10) Os recursos do sistema são insuficientes para concluir a API.”
Nossa análise concluiu que o Windows 11 não estava alocando memória suficiente para o dispositivo, impedindo que os DACs transferissem sinais de áudio para seus fones de ouvido.
A Microsoft reconheceu o problema e sugeriu evitar temporariamente o uso de DACs externos. O problema de áudio no Windows 11 foi corrigido na atualização de fevereiro de 2025.
#2 Webcams não detectadas após a atualização KB505009
Após a instalação do KB5050009, alguns usuários relataram que as webcams integradas (por exemplo, no HP Spectre) e as webcams do monitor não foram detectadas .

Quando os usuários azarados abriram o aplicativo Câmera, depararam-se com uma caixa de diálogo de erro que dizia “Não conseguimos encontrar sua câmera”. Bem, a câmera estava ali; foi o Windows que não a detectou e, em vez disso, exibiu o código de erro: “0xA00F4244<NoCamerasAreAttached>”.
Infelizmente, desinstalar a atualização não resolveu o problema para um aplicativo tão crítico quanto o da Câmera, e até mesmo alguns monitores Dell 4K com webcams integradas foram afetados. Até mesmo webcams Insta360 Link de terceiros não conseguiam exibir a imagem.
#3 Ironicamente, as configurações do BitLocker pararam de funcionar para nossa segurança.
O Windows Latest encontrou um bug no Windows 11 24H2 e versões anteriores, onde os usuários não conseguiam alterar as configurações do BitLocker . Como você já deve saber, o BitLocker criptografa seu disco rígido local e, embora a maioria dos PCs modernos já venha criptografada por padrão, você pode alterar essas configurações, se necessário, usando o Painel de Controle.

A Microsoft confirmou o problema em um documento de suporte , afirmando que ele afetava PCs não gerenciados e aqueles que usam um módulo TPM, o que inclui todos os PCs modernos.
A mensagem de erro exibida era: “Para sua segurança, algumas configurações são gerenciadas pelo seu administrador” e só aparece quando o seu computador é gerenciado por uma organização.
Não havia solução disponível, mas a Microsoft corrigiu o problema em atualizações posteriores.
#4 Mover e arrastar clipes na linha do tempo do Adobe Premiere Pro parou de funcionar
A atualização opcional KB5050094 quebrou a funcionalidade de arrastar e mover clipes na linha do tempo do Adobe Premiere Pro , afetando especificamente configurações com vários monitores e diferentes escalas.

A ferramenta "Seleção" no aplicativo exibia um sinal de proibido (x) ou não aceitava nenhum elemento ao tentar arrastar e soltar. O Windows Latest obteve a confirmação da equipe de suporte da Adobe de que eles estavam cientes do problema e que ele não era generalizado, limitando-se a configurações específicas, como o uso de vários monitores, o que, para criadores de conteúdo, não é incomum.
As soluções alternativas incluíam desinstalar as atualizações, evitar uma configuração com vários monitores ou ajustar a escala da tela. Também descobrimos que ativar a opção "Substituir o comportamento de dimensionamento de DPI alto" resolveu o problema.
#5 Cursor girando no Windows 11 24H2
Muitos usuários nos informaram que a atualização opcional KB5050094 fazia com que o cursor carregasse continuamente , o que também conseguimos reproduzir em nossos testes, levando-nos a crer que o Windows 11 estava tentando carregar algo aleatoriamente.
A única solução foi desinstalar a atualização. No entanto, a própria atualização corrigia um bug que fazia o cursor desaparecer, relatado pela primeira vez pelo Windows Latest em outubro de 2024.

#6 Falhas na instalação de atualizações do Windows e travamentos de jogos
Inicialmente, a atualização KB5052093 do Windows 11 não foi instalada para alguns usuários devido aos erros 0x800f0983 e 0x800f0993. Posteriormente, a Microsoft retirou a atualização e a relançou, corrigindo os problemas de instalação.
No entanto, outros problemas surgiram. O popularíssimo Call of Duty HQ (Black Ops 6) não abriu para alguns usuários. A página de carregamento do aplicativo Xbox abriu, esperou por quase 17 segundos e então exibiu a mensagem de que o jogo havia travado com o código de erro 0x0. O documento de suporte da Microsoft listou um bug que impedia o jogo Roblox de funcionar em PCs com processadores ARM.
#7 Sessões de Área de Trabalho Remota desconectadas automaticamente após atualização
O RDP, que permite aos usuários controlar um computador remotamente, parou de funcionar no Windows 11 24H2, conforme relatado inicialmente pelo Windows Latest . Nossos testes mostraram que as conexões RDP não funcionavam mesmo com o serviço RDP em execução.
A Microsoft confirmou posteriormente o problema em sua documentação atualizada e estava investigando a falha na área de trabalho remota. A empresa chegou a afirmar que corrigiu os problemas com o Windows 11 KB5052093, que foi a atualização opcional de fevereiro. No entanto, notamos que o problema persistia mesmo na atualização de março.
Após nossa reportagem, a Microsoft atualizou seu documento de suporte, confirmando que a atualização de março do Windows 11 piorou os problemas de RDP . A empresa também lançou uma correção emergencial para os problemas de RDP nos servidores.
#8 A atualização de março do Windows 11 removeu o aplicativo Copilot.
Essa com certeza está entre as coisas mais engraçadas que uma atualização do Windows já fez, especialmente considerando o histórico da Microsoft com a Síndrome do Filho de Ouro no Copiloto.
O Windows Latest foi o primeiro a detectar o desaparecimento do Copilot em usuários que instalaram a atualização KB5053602 do Windows 11 versão 23H2. Mesmo instalações do Windows 10 com a atualização KB5053606 apresentaram o mesmo problema.

A Microsoft atualizou discretamente seu documento de suporte para confirmar o problema em que o Copilot era desafixado da barra de tarefas e desinstalado automaticamente. Felizmente, pelo menos para a Microsoft, o problema não era generalizado. Obviamente, o problema foi resolvido com atualizações subsequentes.
#9 Tela azul da morte (BSOD) e falhas de inicialização em uma atualização obrigatória do Windows 11
A atualização KB5053598 do Windows 11 (24H2) não era opcional, e mesmo assim apresentou falhas de instalação e, pior de tudo, a infame Tela Azul da Morte. Que decepção para uma atualização com correções de segurança críticas…

O Windows Latest descobriu que a atualização do Windows 11 Patch Tuesday 24H2, lançada em março, trava em várias porcentagens, como 6%, 20% e 38%. Para alguns usuários, a instalação ficou presa em um loop de "instalar, falhar, reverter e tentar novamente na próxima reinicialização".
Não tínhamos conhecimento de nenhuma solução alternativa para os problemas de instalação da Atualização de março de 2025, e a única coisa que recomendamos foi desinstalar a atualização.

Os problemas de loop de inicialização foram finalmente resolvidos na atualização opcional do Windows 11 de abril (KB5055627) .
#10 O Windows Hello falhou completamente
Lembre-se de que o objetivo principal do Windows Hello é ser uma forma confiável e segura de fazer login e acessar informações confidenciais no seu PC. No entanto, a atualização KB5055523 tornou impossível usar o Windows Hello caso a webcam estivesse coberta com uma tampa de privacidade, como as comuns em laptops Lenovo, e a câmera infravermelha estivesse ativada.

A câmera infravermelha é melhor, pois funciona mesmo à noite, e apresentou problemas com a atualização de abril. O Windows Latest conseguiu testar o problema em nosso HP Spectre, mas, felizmente, encontramos uma maneira de corrigir os problemas do Windows Hello após a atualização de abril de 2025.
A Microsoft, por outro lado, atualizou seu documento de suporte , confirmando que a empresa está ciente de alguns problemas com a falha do Windows Hello. No entanto, descobrimos que isso não estava relacionado ao que observamos após a atualização.
#11 O Explorador de Arquivos parou de responder
Os problemas de instalação continuaram também com a atualização KB5058411 do Windows 11, de maio de 2025. Felizmente, apenas alguns usuários foram afetados. No entanto, os botões da barra de ferramentas do Explorador de Arquivos ficaram inacessíveis e a interface travou.

É inacreditável que esses problemas aconteçam com atualizações de segurança obrigatórias, mesmo que apenas alguns usuários tenham sido afetados. Os usuários relataram que tanto o mouse quanto o teclado paravam de funcionar aleatoriamente no Explorador de Arquivos, que ficava completamente inoperante.
O Windows Latest também notou um problema estranho no Windows 11 KB5058411, onde algo tão trivial quanto as fontes pararam de funcionar. Felizmente, o problema era específico dos idiomas CJK (chinês, japonês e coreano).
A única solução que recomendamos aos usuários foi reverter a atualização.
#12 Problemas de estabilidade em jogos e quedas de FPS no Windows 11 24H2
Quando um dos jogos mais populares, como Fortnite, começou a reiniciar PCs aleatoriamente, o já odiado Windows 11 passou a ter uma reputação ainda pior. O Windows Latest também observou quedas de FPS tanto em Fortnite quanto em CS:GO.
O problema não estava nos drivers da GeForce, como pensávamos inicialmente; na verdade, era devido às atualizações cumulativas mensais que começaram em maio.
A Microsoft identificou a causa raiz posteriormente e atualizou seu documento de suporte para o Windows 11 KB5062660, uma atualização opcional de julho que corrigiu esses problemas de desempenho.
#13 Falso erro de firewall (Evento 2042), mas foi inofensivo.
Com a atualização KB5060829 do Windows 11 de junho de 2025, notamos um bug que fazia com que o Visualizador de Eventos sinalizasse erroneamente erros críticos do Firewall .

A Microsoft afirmou inicialmente que o problema havia sido corrigido em julho (KB5062553), mas o Windows Latest descobriu e relatou que a falha no Firewall não havia sido solucionada. Muitos usuários também nos informaram que seus PCs apresentaram o mesmo problema: “Firewall do Windows com Segurança Avançada 2042 Nenhum”.
Posteriormente, a Microsoft atualizou sua documentação , admitindo que havia afirmado falsamente que os erros do Firewall do Windows haviam sido corrigidos. A Microsoft prometeu uma correção definitiva em uma atualização subsequente.
#14 A função “Restaurar o PC” deixou de funcionar após as atualizações de agosto de 2025.
A atualização KB5063875 para o Windows 11 23H2 e a KB5063709 para o Windows 10 quebraram os recursos de Restauração e Recuperação , mas felizmente o Windows 11 24H2 não apresentou problemas.

O problema foi inicialmente relatado pelo Windows Latest e consistia no seguinte: ao usar as opções "Restaurar o PC" ou "Corrigir problemas ao usar o Windows Update" em um PC com Windows 11 23H2 ou Windows 11 22H2, o processo falhava e o Windows revertia as alterações.
Mais tarde, a Microsoft confirmou discretamente que a empresa acidentalmente quebrou o recurso de Restauração e Recuperação e lançou uma atualização emergencial fora do cronograma após o relatório do Windows Latest.
#15 Problemas de reprodução de vídeo DRM
A atualização KB5065426 do Windows 11, de setembro de 2025, causou instabilidade e lentidão em vídeos de aplicativos que usam o Renderizador de Vídeo Aprimorado com Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM) (por exemplo, aplicativos de TV digital).
Já relatamos que a atualização não instalava em alguns PCs, mas aqueles que conseguiram instalá-la encontraram problemas com o DRM.
A Microsoft confirmou nossos relatos e mencionou que o problema remonta à atualização opcional de agosto de 2025. A empresa observou que alguns vídeos podem apresentar instabilidade, especialmente em aplicativos de TV digital e DVD. A Netflix não apresentou problemas em nossos testes.
A Microsoft reconheceu o problema e planejou uma correção futura.
#16 Falha no mouse/teclado do WinRE (Recuperação)
O Windows Latest foi o primeiro a relatar um bug no Ambiente de Recuperação do Windows que impede o funcionamento do mouse ou do teclado após a atualização obrigatória KB5066835 do Windows 11, em outubro.

A Microsoft confirmou posteriormente nossas descobertas, afirmando que a empresa estava ciente do problema e investigando a causa raiz. O problema foi corrigido por meio de uma atualização de emergência.
O WinRE é uma parte importante do instável Windows 11 e, com ele, os usuários podem recuperar seus PCs quando o Windows se recusa a inicializar, especialmente durante um erro de tela azul/preta da morte.
Em nosso relatório, o Windows Latest também forneceu um guia para corrigir o problema de teclado e mouse que não respondiam no WinRE após a atualização de outubro de 2025, o que ajudou muitos usuários a evitar que seus PCs ficassem inutilizáveis.
A atualização de outubro de 2017 quebrou o localhost e a pré-visualização do Explorador de Arquivos ficou bloqueada.
A mesma atualização de outubro de 2025 quebrou as conexões do localhost (127.0.0.1) para desenvolvedores e bloqueou o painel de visualização do Explorador de Arquivos com um falso aviso de segurança ("O arquivo que você está tentando visualizar pode danificar seu computador").
Infelizmente, a atualização KB5066835 do Windows 11 era uma atualização de segurança obrigatória para as versões 24H2 ou 25H2, e foi instalada automaticamente nos PCs, interrompendo as conexões HTTP/2 do localhost (127.0.0.1). Isso significa que quaisquer aplicativos em que você estivesse trabalhando e que estivessem hospedados localmente não conseguirão mais se conectar à sua rede.

O Windows Latest também disponibilizou guias para corrigir problemas de host local após a atualização KB5066835 de outubro de 2025, o que foi útil para muitos usuários.
A atualização também bloqueou a exibição de pré-visualizações de documentos no Explorador de Arquivos, alegando falsamente um problema de segurança, mesmo quando não havia nenhum.

O problema com o localhost foi corrigido por meio de uma atualização no servidor, mas o painel de visualização do Explorador de Arquivos exigiu soluções alternativas ou patches posteriores.
#18 O Gerenciador de Tarefas se recusou a encerrar e criou várias instâncias.
O Windows Latest encontrou um bug estranho após a atualização opcional KB5067036 do Windows 11, lançada no final de outubro. Nesse bug, o Gerenciador de Tarefas se recusava a fechar e era executado como novas instâncias sempre que o aplicativo era fechado e aberto novamente.
Após nosso relatório detalhado, a Microsoft confirmou que o problema com o Gerenciador de Tarefas, que não fecha corretamente, poderia "potencialmente degradar" o desempenho do computador afetado.
Testamos minuciosamente e descobrimos que o bug que fazia com que o Gerenciador de Tarefas criasse várias instâncias em segundo plano estava, de fato, prejudicando o desempenho dos PCs, especialmente aqueles com hardware mais modesto.
Embora a Microsoft tenha afirmado que estava investigando o problema, o Windows Latest prontamente ofereceu uma solução alternativa temporária. Felizmente, a atualização de novembro de 2025 do Windows 11 corrigiu o problema, conforme relatado inicialmente pelo Windows Latest .

#19 Modo escuro quebrado e ícone de senha oculto
A atualização opcional de novembro (KB5070311) causou flashes brancos no Explorador de Arquivos (quebrando o Modo Escuro) e ocultou o ícone de senha de login para usuários do Windows Hello.
O modo escuro para o Explorador de Arquivos era um recurso muito solicitado, mas causava flashes brancos ao realizar certas atividades no Explorador de Arquivos. Nossos extensos testes mostraram que o problema era inconsistente. No entanto, a Microsoft reconheceu o problema.
A atualização também apresentou um problema para usuários do Windows Hello, em que, ao selecionar a opção "Entrar com outras opções", o ícone de senha não estava presente.
Descobrimos que o ícone de senha não estava quebrado, apenas oculto. Na verdade, a solução alternativa recomendada pela Microsoft era passar o cursor sobre o espaço onde o ícone normalmente aparece e selecionar o marcador para abrir o texto da senha.

Ambos os problemas foram corrigidos na atualização de segurança de dezembro de 2025 (KB5072033).
#20 O desempenho em jogos da NVIDIA caiu após atualização do Windows
Tanto a atualização de outubro de 2025 quanto a de novembro de 2025 causaram quedas de FPS em diversos jogos, e o Windows Latest foi o primeiro a observar isso em nossos testes.
Posteriormente, a NVIDIA confirmou nossos relatos e começou a distribuir um novo driver de vídeo (versão 581.94) para corrigir o problema. Nossa especulação era de que os problemas de desempenho em jogos estavam afetando principalmente os drivers GeForce, já que nem a Intel nem a AMD reconheceram o problema até o momento.
2025 provavelmente foi um ponto de virada para a Microsoft, mas ainda não temos certeza se a empresa planeja mudar as coisas em 2026. Se a Microsoft quer que o Copilot e sua visão de inteligência artificial sejam bem-sucedidos, o Windows 11 precisa parar de atrapalhar. Os usuários não se importam com o quão inteligente um assistente seja se o computador não consegue instalar atualizações de forma confiável ou apresenta problemas com funcionalidades essenciais. A confiança se constrói com base na estabilidade e confiabilidade.
Se a Microsoft continuar priorizando o Copilot em vez de corrigir a base, pode ser que não haja usuários suficientes dispostos a usá-lo para demonstrar esses recursos de IA.

Comentários