
Quando sua internet está lenta, pode ser além de frustrante. Lidar com o download ou upload de arquivos quando sua internet está funcionando pode ser tedioso. Descobrir por que sua conexão ficou lenta é essencial se você quiser superar o problema. Mas por onde começar? Aqui estão cinco razões comuns pelas quais sua internet pode estar lenta que você pode usar como guia.
1. Congestionamento da rede
O congestionamento da rede é como um engarrafamento em sua rodovia de dados. Ocorre quando há mais dados tentando trafegar por uma rede do que a largura de banda disponível pode suportar. A sobrecarga leva a problemas de desempenho irritantes, como aumento da latência. Uma causa comum pode ser quando muitos dispositivos estão conectados à sua rede ao mesmo tempo.
Não há muito que você possa fazer sobre isso, exceto maximizar seu plano de internet com seu provedor de serviços ou encontrar um provedor de serviços cuja rede não sofra um congestionamento tão ruim. Você também pode decidir usar sua internet em horários diferentes dos horários de pico.
2. Aplicativos em segundo plano que consomem largura de banda
Se você estiver executando programas ou baixando arquivos grandes em segundo plano enquanto navega na web, pode estar consumindo a largura de banda disponível, pois esses programas ou downloads atingem megabytes. Você pode nem estar ciente dos aplicativos e programas em execução e dos efeitos que eles estão tendo na velocidade da sua internet.
Para evitar que isso aconteça, você deve verificar regularmente quais processos em segundo plano estão sendo executados e fechar aplicativos e programas não utilizados para liberar largura de banda para outras tarefas importantes.
3. Limitação de IP
Alguns provedores de serviços de Internet diminuem deliberadamente a velocidade das conexões de Internet. Isso pode ser feito por vários motivos. Por exemplo, para usuários que atingiram determinados limites de dados, para aliviar o congestionamento ou priorizar outro tráfego. A limitação pode afetar sua experiência geral na Internet, tornando atividades como streaming, download, navegação ou jogos mais lentas do que o normal.
Em alguns casos, uma VPN pode ajudar a evitar a limitação de IP alterando seu endereço IP ou o endereço residencial que seu provedor de serviços de Internet considera pertencente à sua conexão. A PCWorld analisa VPNs, portanto, verifique nossa lista das melhores VPNs.

Pexels: Jakob Zerdzicki
4. Software malicioso ou vírus
Vírus e outros malwares podem afetar a velocidade da sua internet de várias maneiras. Eles podem ser executados em segundo plano no seu PC, consumindo os recursos de CPU e memória do seu computador. Como alternativa, eles podem consumir largura de banda baixando ou enviando arquivos sem o seu conhecimento.
Em alguns casos, os vírus podem até infectar seu roteador, causando mau funcionamento ou lentidão. Os vírus também podem realizar atividades maliciosas, como ataques de negação de serviço distribuído (DDos), que podem degradar ainda mais o desempenho da Internet.
Certifique-se de estar usando um programa antivírus confiável, como um daqueles que a PCWorld recomenda.
5. Roteador desatualizado ou quebrado
No final das contas, se sua internet estiver lenta e não houver motivo aparente, você poderá ter um roteador com dificuldades técnicas. Como alternativa, seu roteador pode ser antigo e não suportar os padrões tecnológicos mais recentes, ou o firmware pode estar desatualizado. Se você não puder simplesmente atualizar o firmware, precisará de um novo roteador para facilitar velocidades mais rápidas e voltar a navegar na web em tempo duplo
Comentários