No Google I/O 2025, vimos algumas inovações bastante interessantes. Além de uma nova pesquisa de IA no Google e a capacidade de experimentar roupas virtualmente antes de comprar, uma melhoria se destaca pela forma como protege os usuários que podem estar usando senhas inadequadas.
Não é muito difícil criar uma senha forte, mas você precisa de uma senha exclusiva para cada conta se quiser estar realmente seguro na web. Uma maneira de aliviar esse fardo é usar um gerenciador de senhas que armazene suas credenciais de login exclusivas e as insira para você, aliviando a necessidade de memorizar qualquer coisa.
O Google Chrome já possui um gerenciador de senhas integrado que pode detectar senhas fracas, bem como senhas comprometidas que vazaram em violações de dados. No futuro, quando detectado, ele oferecerá a substituição dessas senhas por novas com apenas um clique.
Como o Google explica em uma postagem no blog do desenvolvedor:
"Quando o Chrome detecta uma senha comprometida durante o login, o Google Password Manager solicita ao usuário a opção de corrigi-la automaticamente.
Em sites compatíveis, o Chrome pode gerar uma substituição forte e atualizar a senha do usuário automaticamente.
Isso reduz o atrito e ajuda os usuários a manter sua conta segura, sem procurar nas configurações da conta ou abandonar o processo no meio do processo."
Quando isso será possível?
De acordo com o Google, o novo recurso será lançado gradualmente para todos os usuários do Chrome ao longo de 2025. O principal detalhe da declaração do Google, no entanto, é que ela só funcionará em sites compatíveis.
Exatamente quais sites suportam o recurso não são explicados em detalhes. Presumivelmente, serão sites usados com frequência que exigem um login (redes sociais, serviços de streaming, Amazon, etc.). E mesmo que não funcione em todos os lugares, ainda é uma inovação prática para aqueles que não querem - ou não podem - cuidar de suas próprias senhas.
Somente com consentimento explícito
Os desenvolvedores enfatizam que o Chrome não pode alterar nada sem o seu consentimento. A cada alteração automática de senha, independentemente de ser devido a uma senha fraca ou vazada, você receberá um aviso no navegador e poderá aceitar (ou rejeitar) a alteração. O objetivo é mantê-lo no controle de suas senhas o tempo todo e evitar que você perca o controle de alterações frequentes.
O gerenciador de senhas do Chrome já pode detectar credenciais fracas e comprometidas comparando seus nomes de usuário e senhas criptografados com seu próprio banco de dados de dados de login sabidamente comprometidos.
Isso por si só é muito útil, mas reconhecer senhas ruins e alterá-las instantaneamente para você? Isso é um divisor de águas, especialmente porque você não precisa memorizar as novas senhas. Eles são armazenados imediatamente no gerenciador de senhas e podem ser recuperados sob demanda.
Observe, no entanto, que o Google não é a única empresa a oferecer esse serviço em seu gerenciador de senhas. Mas, neste caso, o recurso é totalmente gratuito. O único problema é que ele só funcionará para determinados sites.
Comentários