Usar o Modo Escuro em um navegador ou aplicativo é algo que muitos usuários fazem para não precisarem desgastar a vista ou até mesmo para economizar energia de um dispositivo em alguns casos. Porém, essa tentativa de economizar energia pode fazer com que o usuário acabe gastando mais do que economizando, pelo menos é o que diz a pesquisa da BBC.
Essa descoberta foi feita pela BBC Research & Development, que explica que por usar o Modo Escuro, os usuários acabam precisando aumentar o brilho da tela mais do que o normal quando vemos uma página e/ou aplicativo em seu Modo Claro.
A equipe responsável pela pesquisa juntou alguns colaboradores e foi dito a eles que poderiam ajustar, da forma que preferissem, o brilho para que a tela fique da forma mais confortável possível para eles.
De acordo com a pesquisa, 80% dos participantes aumentaram bastante o brilho da tela após ativar o modo escuro em alguns casos. Devido esse aumento, a bateria do notebook usado passou a gastar bem mais do que quando usavam o brilho menos forte da tela em uma página com Modo Claro.
Isso é um resultado um tanto óbvio até, mas levando em conta que muitos usuários também ativam o modo escuro para buscarem uma economia de energia maior, eles acabam caindo na cilada e aumentando o brilho da tela para poder enxergar melhor o que está sendo mostrado.
Comentários