No Pplware já falámos aqui sobre o Shodan. Trata-se de uma plataforma que apresenta informações sobre equipamentos expostos online como routers, switchs, sistemas de videovigilância, iPads, iPhones, smartphones Android, Webcams, etc. Mas há uma alternativa e chama-se FOFA.
FOFA: plataforma de inteligência de cibersegurança
À semelhança do motor de busca Shodan, também existe o FOFA (Fingerprinting Organizations with Fact-check) Analysis. Trata-se de uma plataforma de inteligência de cibersegurança usada para monitorizar e analisar vulnerabilidades em redes e sistemas. É muito utilizada por investigadores e analistas de segurança para identificar e avaliar ativos de rede expostos à internet.
Principais Funcionalidades da FOFA
- Pesquisa Avançada
- permite pesquisar ativos expostos na internet, utilizando operadores avançados para encontrar informação específica, como IPs, portas, domínios, certificados SSL e sistemas operativos.
- Visualização de Dados
- A plataforma disponibiliza gráficos e visualizações para facilitar a análise de dados e a compreensão da infraestrutura de rede.
- Deteção de Vulnerabilidades
- A FOFA identifica vulnerabilidades conhecidas em dispositivos e serviços que estão expostos a partir da internet, permitindo uma gestão de riscos mais eficaz.
- Monitorização de Ativos
- Permite configurar alertas para receber notificações sobre mudanças ou ameaças nos ativos de uma organização.
- Integração com API
- A plataforma disponibiliza uma API que facilita a integração com outras ferramentas de segurança, permitindo uma automação mais eficiente de fluxos de trabalho.
Comentários