Pular para o conteúdo principal

Windows 11: desativar funcionalidades desnecessárias

 O Windows 11 traz uma série de novas funcionalidades que prometem melhorar a sua experiência de utilização. No entanto, algumas dessas funcionalidades podem ser desnecessárias para muitos utilizadores e acabar por consumir recursos preciosos do sistema. Neste artigo, vamos explorar como desativar essas funcionalidades para otimizar o desempenho do seu computador e ainda conhecer o melhor software que pode ajudar a sua produtividade.

Aprender a desativar funcionalidade não é algo necessariamente mau. Existem abaixo algumas dicas que podem, inclusive, melhorar a performance do seu PC. Conheça todo o manacial de opções que pode tomar no seu PC.

Contudo, recomendamos ainda uma vista de olhos ao extenso catálogo da Goodoffer24 que inclui um vasto catálogo com softwares e jogos da melhor qualidade e que nos poderão certamente ajudar no nosso dia a dia.

Remover Widgets desnecessários

 

Os Widgets do Windows 11 são uma nova funcionalidade que pode não ser útil para todos os utilizadores. Para desativar os Widgets, no campo da pesquisa escrever WIDGETS e, de seguida, desligar.

Desativar Assistente de Concentração

Assistente de Concentração é uma funcionalidade que ajuda a minimizar distrações ao ocultar notificações. No entanto, caso não o utilize, pode desativá-lo em Definições > Sistema > Assistente de Concentração e escolher Desativado.

Gestão dos Serviços de Arranque

Muitos serviços e aplicações iniciam automaticamente quando o Windows é carregado, o que pode abrandar o arranque do sistema. Para gerir estes serviços, pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas, vá até à opção lateral APLICAÇÕES DE ARRANQUE e desative os programas que não são necessários no arranque do sistema.

Utilize Softwares de otimização de sistema

Existem várias ferramentas que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu sistema. Por exemplo, pode adquirir uma chave digital do Windows 11 Pro por apenas 20,1€ com o código TT30 na GoodOffer24. Isto permitirá que tenha acesso a todas as atualizações de desempenho e segurança, mantendo o seu PC sempre otimizado.

Desativar funcionalidades do OneDrive

O OneDrive está integrado no Windows 11 e pode consumir recursos consideráveis ao sincronizar ficheiros constantemente. Para desativar, clique com o botão direito no ícone do OneDrive na barra de tarefas, selecione Definições, vá até à aba Conta e clique em Desassociar este PC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...