Há a ideia que a Inteligência Artifical (I) mudará muita coisa, e que muitas coisas serão más. Na verdade, tudo faz parte d evolução e, como em outras tecnologias, também a IA poderá ser usada para o bem e para o mal. Já ouviu falar no Voice Engine da OpenAI?
Voice Engine tem elevada "precisão"...
A OpenAI deu a conhecer recentemente a plataforma Voice Engine. Esta tecnologia tem a capacidade de recriar vozes a partir de amostras de apenas 15 segundos. Assustador, não?
Na publicação partilhada na rede social X, é disponibilizado um pequeno exemplo que mostra todo o poder do Voice Engine. Pode aceder a outros exemplos aqui.
OpenAI just launched Voice Engine,
It uses text input and a single 15-second audio sample to generate natural-sounding speech that closely resembles the original speaker.
Reference and Generated audio is very close and hard to differentiate.
More details in 🧵 pic.twitter.com/tJRrCO2WZP— AshutoshShrivastava (@ai_for_success) March 29, 2024
A OpenAI refere que o uso desta tecnologia pode ser aplicada em vários cenários, como, por exemplo:
- Assistência de leitura
- Tradução de Conteúdo
- Alcançar comunidades globais
- Apoiar pessoas que não falam
- Ajudar os pacientes a recuperar a voz
Segundo as informações, o Voice Engine estará por agora disponível de forma limitada a alguns parceiros que se comprometeram em não fazer usar a tecnologia para "clonar" vozes. Do que é possível testar, facilmente se conclui que a tecnologia tem elevada precisão e pode ser usada nos mais diversos cenários.
A OpenAI reconhece que gerar um discurso que se assemelhe às vozes das pessoas acarreta sérios riscos. No entanto, a empresa considera que esta tecnologia fará o seu caminho, mas primeiro é necessário que estejam criadas todas as medidas de segurança e legais.
Comentários