Os combustíveis fósseis são fontes de energia formadas a partir de restos orgânicos de plantas e animais. Os principais tipos de combustíveis fósseis são o carvão, petróleo e gás natural. E se o combustível fosse feito exclusivamente a partir de "cocó"?
Combustível criado a partir de fezes humanas tem uma pegada de carbono 90% menor
Com o cada vez mais urgente fim do uso de combustíveis fósseis, há que encontrar soluções alternativas. De relembrar que recentemente foi estabelecido um acordo na COP28 para a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis.
E se a solução para o fim dos combustíveis fósseis passasse por fezes humanas? A empresa Firefly desenvolveu um tipo de combustível de aviação que é criado essencialmente a partir de excrementos humanos. Os testes que já foram realizados mostram que o resultado é quase idêntico ao combustível fóssil padrão usado em aeronaves. O combustível criado a partir de fezes humanas tem uma pegada de carbono 90% menor do que o combustível de aviação.
De acordo com algumas estimativas, cada ser humano produz por ano dejetos suficientes para produzir quatro a cinco litros de biocombustível para aviação. Para um simples voo de ida de Londres para Nova Iorque seriam necessários os dejetos anuais de 10 mil pessoas, revela o Zap.
Pode parecer pouco, mas a equipa de investigação insiste: “Isto é muito empolgante. Existe uma exigência de 10% de combustível sustentável de aviação, isso é obrigação legal. E poderíamos responder a metade dessa exigência com fezes”.
pplware
Comentários