Quando muitos programas estão usando a memória RAM do computador, o sistema pode ficar lento e até mesmo parar de responder. Nesses casos você precisa fechar alguns programas para liberar memoria RAM.
Porém, existem outros tipos de soluções, como, por exemplo, usar um programa como o Reduce Memory, um programa gratuito para Windows que otimiza o uso da memória para liberar memória RAM em seu PC.
O Reduce Memory é um programa portátil. Para usá-lo, basta extrair o arquivo ZIP para uma pasta em seu computador e execute o arquivo .exe de acordo com a versão do sistema operacional do PC (32 ou 64 bits).
Uma vez executado ele irá exibir a memória total, usada e livre, assim como a porcentagem de uso. Clique em “Otimizar” para limpar o cache de memória. O resultado pode ser visto a partir das informações na tela.
Por padrão, ele irá liberar apenas a memória em uso pelos programas, porém se você usá-lo com privilégios de administrador ele também pode otimizar o uso de memória de serviços e programas em segundo plano.
Nas opções do programa, você pode iniciá-lo automaticamente com o Windows, ocultar a janela durante a inicialização, minimizá-lo para a bandeja do sistema, mostrar a janela no topo e alterar o ícone da bandeja.
Além disso, você pode configurá-lo para otimizar a memória automaticamente. Você pode configurá-lo para limpar a memória quando ela exceder uma determinada porcentagem de uso ou em um intervalo específico.
Outra opção interessante do Reduce Memory, é a lista de exclusão. Essa opção permite excluir programas da otimização da memória. Basta adicionar o nome do executável do programa (EXE) na lista de exclusão.
Por último, o Reduce Memory oferece suporte a linha de comando. Por exemplo, para otimizar a memória RAM do computador através da linha de comando, basta você utilizar o comando “ReduceMemory.exe /O”.
Em resumo, se o seu computador tem 4GB ou menos de memória RAM, o Reduce Memory pode ser uma boa opção para liberar um pouco de memória RAM, especialmente usando a opção de limpeza automática.
Compatível com todas as versões do Windows
Comentários