Pular para o conteúdo principal

Um guia para cabos HDMI para jogos de última geração

 Novos padrões e novos consoles significam novos termos a serem entendidos antes de você abrir sua carteira.

Um guia para cabos HDMI para jogos NextGen
FOTOGRAFIA: ALAMY

VOCÊ PROVAVELMENTE JÁ OUVIUque cabos HDMI caros não valem o dinheiro, porque todos os cabos fornecem o mesmo sinal digital. E embora parte disso seja verdade - cabos caros não são necessariamente melhores do que os baratos - não é tão simples quanto "qualquer cabo serve", especialmente quando se trata de sistemas de jogos modernos.

O que acontece quando você usa o cabo errado

"Todo o cenário sobre 'todos os cabos são iguais' não é totalmente preciso", explica Brad Bramy, vice-presidente de marketing da HDM Licensing Administrator (HDMI LA) - o agente que licencia a especificação HDMI para os fabricantes. Primeiro, existem diferenças na qualidade de construção. Um cabo pode suportar curvas acentuadas melhor do que outro, por exemplo, ou suportar mais abusos com o tempo. Ele concorda, porém, que o preço nem sempre é um indicador dessa qualidade. "Você pode ter um cabo barato que não seja barato e, às vezes, o cabo mais caro não é o melhor", explica ele. Porém, se um cabo parecer barato demais para ser verdade, pode ser - então compre com cuidado, como faria com qualquer outro produto.

Mas há mais nesta história, especialmente quando se trata de jogos. Cabos diferentes têm classificações de velocidade diferentes que determinam do que são capazes. Embora muito dependa das especificações HDMI presentes em sua TV e receptor ou barra de som - com HDMI 2.1 oferecendo os melhores e mais recentes recursos de jogos - o cabo também faz a diferença. E se você estiver usando apenas um cabo aleatório que encontrou em seu armário, poderá ter problemas com seus consoles de jogos modernos.

Também não é tão simples como "imagem ou nenhuma imagem". Problemas de largura de banda podem se manifestar em descoloração, tremulação ou "faíscas" na imagem - sem mencionar falhas de áudio ou outras peculiaridades. Às vezes é óbvio. Às vezes, você pode não perceber imediatamente, mas quando o faz, seu primeiro instinto pode ser vasculhar as configurações da TV, jogar no console do jogo ou jogar o controle na parede em frustração. E embora você deva definitivamente verificar suas configurações, você também deve verificar seu cabo - algo que a maioria das pessoas coloca muito abaixo na lista de preocupações. Você não precisa comprar um cabo de $ 100 cheio de ouro e magia de mago, mas precisa do cabo certo para o trabalho.

Os jogos modernos requerem mais largura de banda

Nada disso foi uma grande preocupação durante a década de 2010 porque a maioria dos cabos HDMI vendidos eram à prova de futuro o suficiente para lidar com o que você jogava neles. Mas nos últimos anos, à medida que mais pessoas mudaram para 4K, HDR e jogos de alta taxa de quadros, as coisas ficaram um pouco mais complicadas. Quanto mais pixels você empurra, e quanto mais freqüentemente você os empurra, mais largura de banda você precisa ao longo de toda a cadeia de sinal.

Portanto, quando fizer compras, procure uma classificação de velocidade que corresponda ao que você está usando para o cabo. Aqui estão as classificações atuais aprovadas pela HDMI LA :

  • HDMI padrão : uma das primeiras designações HDMI, os cabos HDMI padrão são capazes de 4,95 Gbps, o que só é garantido para vídeo 1080i ou 720p. É improvável que você os encontre em uma loja hoje, mas pode ter um no fundo de sua caixa grande de cabos aleatórios se já estiver no jogo por tempo suficiente.
  • HDMI de alta velocidade : cabos HDMI de alta velocidade são muito mais comuns, graças à sua prevalência na última década e à sua natureza à prova de futuro na época - sua largura de banda de 10,2 Gbps estava pronta para enviar 1080p a 60 Hz ou 4K a 30 Hz. Isso significa que este cabo antigo pode reproduzir um Blu-ray 4K a 24 quadros por segundo sem problemas. Mas se você tentar jogar em 4K com um, poderá começar a ter problemas.
  • HDMI de alta velocidade premium: HDMI de alta velocidade premium, com largura de banda de 18 Gbps, foi o padrão recomendado para jogos em consoles compatíveis com 4K, como o PS4 Pro e o Xbox One X, já que esses cabos podem lidar com vídeo 4K a 60 quadros por segundo.
  • Ultra High Speed ​​HDMI : o padrão mais recente, Ultra High Speed ​​HDMI, foi projetado para HDMI 2.1, com uma largura de banda de 48 Gbps capaz de empurrar 8K a 60 Hz, 4K a 120 Hz e todos os outros recursos de jogos de última geração que você puder quer.

Ainda mais confuso, alguns cabos podem dizer que são de alta velocidade - sem o rótulo "Premium" no título - mas listam a largura de banda Premium de 18 Gbps em suas especificações. Ou, o que é mais irritante, alguns cabos podem tentar inserir palavras como "ultra" na descrição, embora seu cabo não seja classificado para essa largura de banda. "O nome oficial do cabo é 'Ultra High Speed ​​HDMI'", explica Bramy, "mas não podemos controlar a palavra 'Ultra', então, se alguém quiser chamar o cabo de 'Ultra Speed' ou 'Ultra 2000', não podemos fazer nada. " Você pode ver como as coisas ficam confusas, especialmente se estiver procurando um console ou PC de última geração.

Como comprar um cabo HDMI de qualidade (sem gastar uma tonelada)

Se tudo isso parece alarmista, não se preocupe: na verdade, é bem fácil se você souber o que procurar. Sua melhor aposta, se possível, é usar o cabo que acompanha o seu novo console de jogos. Eles são projetados especificamente para lidar com todos os recursos do console e têm menos probabilidade de causar problemas do que o cabo aleatório que você puxou de uma gaveta.

Isso nem sempre é uma opção, no entanto. Talvez você tenha perdido o cabo que veio com ele ou precise de um mais longo do que o fornecido. Além disso, corridas com mais de 25 ou 50 pés podem exigir um cabo ativo e, se você estiver usando uma TV montada, precisará de um cabo classificado para uso na parede. Nesses casos, você precisará fazer compras por conta própria.

Para começar, restrinja sua pesquisa usando as classificações de velocidade acima. Procure especificamente por classificações de velocidade como "48 Gbps", além do nome oficial, como "Ultra High Speed ​​HDMI". Isso deve melhorar suas chances, mas com tantos fabricantes no mercado, Bramy observa que cabos de baixa qualidade ainda podem escapar. É por isso que ele recomenda procurar o selo de certificação nos cabos HDMI Premium High Speed ​​e Ultra High Speed ​​- é um pequeno crachá com um código QR e um holograma.

Esta etiqueta foi projetada para ser à prova de falsificação e você só pode digitalizá-la com o aplicativo proprietário do HDMI LA para iOS e Android (já que os scanners normais não podem detectar o holograma). Portanto, procure a palavra "Certificado" na descrição do produto e uma imagem desse emblema na lista. Então, quando você realmente conseguir o produto físico, escaneie o código QR para garantir que ele seja autêntico. O Administrador de Licenciamento HDMI audita produtos de prateleira regularmente, portanto, se você comprar um produto que ele aprovou, pode ter um pouco mais de confiança de que o cabo pode empurrar todos aqueles quadros sem problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red