O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Conheça as novidades do novo Deepin 15.5.
O projeto Linux Deepin, que já apresentámos aqui, tem como principal objetivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar. A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e nesta nova versão não é exceção.
Em termos de suite de produtividade, esta distribuição vem com o WPS Office. O browser por omissão é o Google Chrome.
Quais as novidades do Deepin 15.5
Wi-Fi hotspot (Para partilha de Internet)
Com a nova funcionalidade, passa a ser muito fácil partilhar a Internet da sua máquina com o sistema operativo Deepin.
Fingerprint scanner
Os métodos de autenticação têm evoluído e nesse sentido é importante que os sistemas operativos acompanhem também essa evolução para integrar os melhores mecanismos. Com o Deepin 15.5, os utilizadores passam a ter a possibilidade de usar o sensor biométrico da máquina para se autenticarem no sistema a diferentes níveis (terminal, login/lock screen, etc).
One-click Backup
Com a ferramenta pré-instalada Deepin Clone, o utilizador pode fazer facilmente um backup e restauro dos discos ou partições. Se por algum motivo o utilizador não conseguir entrar no sistema, pode ir diretamente via a interface do Deepin Recovery para tentar recuperar o boot. É também possível fazer o backup e restauro do sistema no Deepin Recovery.
Ajuste da cor automaticamente
Já notou aquele brilho azulado dos ecrãs de computador? Já lhe aconteceu ligar o computador de noite e ficar completamente cego com o brilho que o seu ecrã emite? Agora, com o Deepin 15.5, os seus olhos passam a estar mais protegidos através da nova funcionalidade que ajusta a cor mediante a hora do dia.
Aplicações
Além de serem incluídas novas apps, foram também renovadas algumas como o Deepin File Manager, Deepin Image Viewer, Deepin Screenshot, Deepin Screen Recorder, Deepin Terminal e Deepin Movie.
Além das novidades referidas, destaque ainda para o Suporte para HiDPI e para a possibilidade de instalação de pacotes Flatpak. Todas as novidades aqui.
Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15.5. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa.