Pular para o conteúdo principal

Mac novo? Estas 10 apps vão-lhe ser úteis

Com a saída do novo macBook Pro, são muitos os que irão trocar a sua máquina ou comprar pela primeira vez um Mac. Pese o facto de existirem muitas críticas ao Mac relativas aos acessórios, a verdade é que a Apple vai vender muitas máquinas destas.
Hoje, para aqueles que gravitam no mundo macOS, deixamos 10 aplicações que certamente irão fazer sucesso no seu novo Mac.
Mac novo? Estas 10 apps vão-lhe ser úteis

Estas aplicações são um complemento a várias que já demos a conhecer, como podem ver aqui nas nossas sugestões anteriores.

Suite Office

pplware_macbook_pro_apps06
Necessitamos sempre de uma suite de aplicações para nos ajudar nas tarefas administrativas. Pese o facto de podermos ter gratuitamente o iWork, a verdade é que estas ferramentas estão com uma filosofia diferente do tradicional MSWord, Excel ou PowerPoint. Para podermos ter algo gratuito e igualmente útil podemos optar por instalar o Libre Office.
Esta suite de ferramentas traz tudo o que necessita para criar documentos, apresentações ou tabelas de cálculo. Pode ainda adicionar extensões que aumentam a funcionalidade desta suite.
Homepage: Libre Office
Preço: Gratuito
 Download: Libre Office

Web Browser

pplware_macbook_pro_apps02
Certo… já vos estou a ouvir dizer que o macOS traz o Safari. Verdade e nenhum outro é tão rápido, mas o Safari não é tão completo quanto precisamos. Se não precisa mais que navegar na web, ir às suas redes sociais, usar o webmail e pouco mais… então nem use outro. Agora, o Firefox será o ideal para usar em tudo. Para usar no NetBanco, é este que trata melhor dos certificados de segurança, para as finanças este é igualmente um aliado e em termos de “consumo” da memória do seu Mac… também é o Firefox o que o vai respeitar mais.
Sim, há muitos outros, o Google Chrome, por exemplo (que pessoalmente uso como o principal) mas que é um guloso de memória e é descarado a consumir recursos. Precisa ainda de ser mais afinado no macOS. Vá com o Firefox que fica muito bem servido… garanto!
Homepage: Firefox
Preço: Gratuito
 Download: Firefox

Editores de Imagem

pplware_macbook_pro_apps03
Não há tanta coisa como há no mais preponderante sistema operativo da nossa praça. É verdade que não há e se formos aos gratuitos, então o cenário piora. O que não quer dizer que não haja escolha e ferramentas de altíssima qualidade.
Hoje mostramos um muito simpático, super completo e simples de usar. Falamos do Fotor Photo Editor. O Fotor Photo Editor é um completo editor de fotografias para Mac que traz funcionalidades como o processamento em lote e permitir assim que os efeitos escolhidos possam ser colocados em todas as fotos seleccionadas de uma só vez.
Além disso, traz imensas ferramentas poderosas para editar as suas fotografias, fazer correcções das mesmas e dar um toque mais artístico com as colagens.
Homepage: Fotor Photo Editor
Preço: Gratuito
 Download: Fotor

Gestor de área de transferência

pplware_macbook_pro_apps04
Esta aplicação ou leque de aplicações, foi sugerida por um leitor. A necessidade desta ferramenta passa por estender a outros dispositivos mobile, que não os Apple com iOS 10, a possibilidade de fazermos copiar e depois colar no Mac, tal como a Apple já permite dentro do seu ecossistema.
Assim e para quem conseguir tirar proveito deste tipo de aplicações, o 1Clipboard é um gestor de área de transferências, universal, que o ajudará a copiar conteúdos num dispositivo e colar num outro, até no seu macOS. Pode, por exemplo, fazer copiar um documento inteiro no seu Mac e colar tudo no seu smartphone ou tablet, ou mesmo num outro computador com sistema operativo Windows.
Esta ferramenta é suportada no Google Drive, onde os conteúdos são lá guardados como uma espécie de ponte, tal como a Apple faz com o iCloud.
Homepage: 1Clipboard
Preço: Gratuito
 Download: 1Clipboard

Ferramenta de captura de ecrã

pplware_macbook_pro_apps07
Não é que seja necessário para 90% das capturas que precisamos de fazer. O macOS tem nativamente uma combinação de teclas que faz um trabalho excepcional e permite de forma rápida fazer uma captura de ecrã total ou seleccionar o que se quer capturar. Contudo, há outras 10% de capturas que necessitam de um pouco mais.
Monosnap é uma ferramenta TOP, gratuita e que o vai deliciar no que toca a ajustes e anotações que pode fazer no ecrã. É uma mistura da captura nativa do macOS com a pré-visualização onde existem várias ferramentas de anotações e edição. Mas este vai um pouco mais à frente.
Homepage: Monosnap
Preço: Gratuito
 Download: Monosnap


Editor de código

Não será uma aplicação necessária para a maioria mas há muitos curiosos, amadores e profissionais que não podem dispensar uma boa app. Há, como sabemos, as apps profissionais pagas e há as apps profissionais gratuitas.
Hoje deixamos como sugestão o Atom. Este é um editor transversal a várias plataformas que permite aos programadores aceder à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
Homepage: Atom
Preço: Gratuito
 Download: Atom

Editor e gravador de áudio

Esta é outra aplicação que não tem expressão na grande maioria dos utilizadores. Contudo, cada vez mais, as pessoas querem editar os seus vídeos, o som e ter mais qualidade dos conteúdos que colocam online. É aqui que entra o Frinika.
O objetivo do Frinika é ajudar o utilizador a criar qualquer tipo de música no seu Mac. É um editor de música muito completo que o ajudará a trabalhar e modificar quase todo o tipo de música na sua máquina.
Homepage: Frinikam
Preço: Gratuito
 Download: Frinika

Gestor de Download

Foi um hábito que se criou no passado quando as ligações à Internet eram lentas. Contudo, hoje muitos utilizadores além de tirar partido da tecnologia que descarrega mais rápido um conteúdo da web, têm uma organização total sobre o que é descarregado, em vez de andar tudo a monte na pasta Descargas.
Há muito software bom, pago, e há algumas opções gratuitas igualmente úteis e bem desenvolvidas. Sugerimos o FOLX 5 que traz várias ferramentas numa só. Esta versão está muito agradável aos olhos, um estilo mais macOS. Para começar, Folx inclui um plug-in para “agarrar” downloads do Safari, Chrome, Firefox e Opera, permitindo à aplicação assumir o download a partir da página do browser.
O Folx divide as transferências através de duas linhas para ajudar a descarregar os ficheiros de forma mais célere. Se um download for interrompido por qualquer razão, o software irá retomar automaticamente a partir de onde parou. Mas há muitas outras funcionalidades que pode descobrir.
Homepage: FOLX 5
Preço: Gratuito
 Download: FOLX 5

LICEcap

LICEcap permite, nesta altura em que voltou a moda dos Gif, capturar uma área do seu ecrã e gravar a mesma como um .GIF (pode usar para ver no seu browser, colocar na sua página web ou partilhar nas redes sociais) ou .LCF.
Esta pequena ferramenta é muito intuitiva, como pode ver na imagem em cima e pode ser utilizada quer no Windows quer no macOS. É pequena, flexível mas muito poderosa.
Homepage: LICEcap
Preço: Gratuito
 Download: LICEcap

Tuxera NTFS for Mac

pplware_macbook_pro_apps08
Este não é gratuito, mas vai fazer muito jeito para quem vem do Windows para a plataforma da Apple. É uma ferramenta poderosa que lhe dá uma total leitura e escrita nos discos formatados em NTFS ligados ao seu Mac. Tenha acesso aos conteúdos, edite, guarde ou transfira os ficheiros que, de outra forma, estariam vedados à sua utilização no sistema macOS. Depois, esta empresa tem igualmente a ferramenta de formatar e gerir, reparar os discos.
Poderá não dar muita importância no início, mas quando ligar o seu disco rígido que usa no Windows, verá a falta que esta app lhe fará.
Homepage: Tuxera
Preço: 15 dias de teste
 Download: Tuxera

Em resumo…

Estas são 10 aplicações que somadas às várias que deixámos no início do artigo, num post já lançado há um ano, poderá ajudar todos aqueles que cheguem pela primeira vez ao mundo Apple e ao mundo do macOS. Agora é a vossa vez, para os que já estão neste mundo há muito tempo, que aplicações usam e o que sugerem?

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...