A ideia do Facebook, em relação às suas aplicações, parece que está bem definida. Quer os utilizadores a usá-las para aceder aos diferentes serviços.
Depois de ter recentemente começado a empurrar os utilizadores para a app Messenger, é agora a vez do Moments receber atenção. E quem não mudar vai ver parte das suas fotografias serem eliminadas.
O Moments foi lançado há cerca de um ano e pretendia ser uma forma simples dos utilizadores terem as suas fotografias organizadas e partilhadas com os seus contactos de forma privada. Depois de alguns problemas onde esteve proibido de ser usado na Europa, acabou por chegar para todos no mês passado.
Agora que está acessível, o Facebook resolveu torná-la a app de eleição para partilha e isso obriga os utilizadores a usá-la. Para lhe dar uma visibilidade ainda maior o Facebook decidiu que a pasta de fotografias sincronizadas do telemóvel será transferida para o Moments até ao próximo dia 26 de Junho e essa sincronização deixará de existir. A informação do Facebook indica que estas imagens vão ser eliminadas no dia 07 de Julho.
Essa sincronização será feita assim que os utilizadores acedam à aplicação e quem não o fizer verá as fotografias dessa pasta eliminadas, assim como a própria pasta. Para comunicar esta alteração, o Facebook já começou a enviar emails para os utilizadores.
A capacidade de sincronizar fotografias entre o telefone e o Facebook foi lançada em 2012 e todas as fotografias eram colocadas em modo privado, nessa pasta que agora vai ser eliminada. Era a partir dai que depois essas imagens podiam ser partilhadas no Facebook, em modo privado ou públicas para que todos as pudessem ver.
A mesma mensagem que está a ser enviada aos utilizadores por email está também visível directamente no Facebook, quando se acede a essa pasta (Sincronizadas a partir do telemóvel), indicando que tudo será passado para a app Moments.
Caso não pretendam migrar para o Moments podem de imediato eliminar todas as fotografias presentes nessa pasta ou, numa alternativa, aceder a cada uma delas e descarregá-la. Muitos utilizadores nem sequer sabiam que tinham essa opção activa e têm disponíveis centenas de imagens que devem agora migrar.
O Moments promete ser uma forma muito mais simples de gerir as suas fotografias e partilhá-las com os seus contactos, de forma privada e quase automática. Para além, disso consegue reconhecer alguns elementos e permite uma catalogação mais simples e automática de pessoas e locais, o que facilita depois a pesquisa e a partilha.
Se querem testar o Moments, podem instalar já a aplicação do Facebook e migrar todas as vossas fotografias. Esta é mais uma forma simples do Facebook impor aos utilizadores uma nova aplicação, tal como já o fez com o Messenger.