Em 2015 o Pplware voltou a ser o principal canal na análise a distribuições GNU/Linux. O ano de 2015 não trouxe assim tantas novidades ao mundo Linux, como seria de esperar, e o Windows 10 veio de certa forma também “mudar” alguns utilizadores.
Mesmo assim as principais distribuições GNU/Linux tiveram actualizações e hoje apresentamos as 10 distribuições mais populares em 2015.
O TOP 10 apresentado neste artigo teve como base o site Distrowatch, tendo como base o parâmetro hits per day.
10 – Elementary OS
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel , garante um bom desempenho e é bastante estável.
9 – Arch Linux
O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.
8 – CentOS
O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.
7 – Manjaro
O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
6 – Mageia
O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Uma das características desta distribuição é o facto de estar disponível em DVD com uma variedade de ambientes gráficos pré-instalados.
5 – Fedora
O F edora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial.
4 – openSUSE
O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferece aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atractiva.
3 – Ubuntu
Com mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo. Esta distribuição GNU/Linux já foi a mais popular do mundo e tem ganho nos últimos anos algumas (pequenas) melhorias.
2 – Debian
O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013 e que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Esta é uma distribuição muito estável, limpa e bastante fluída.
1 – Linux Mint
O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.
E são estas as 10 distribuições Linux mais populares do mundo. Grande parte delas é direccionada para Desktops, mas há algumas que muito populares no mundo dos servidores, como é o caso do CentOS.