A aplicação do Facebook é, frequentemente, apontada como a principal consumidora de energia num smartphone além de que necessita de bastante memória RAM. Estes dois factos juntos são os problemas de muitos utilizadores e por isso, muitos já optaram por abdicar dela, preferindo a versão Web ou mesmo a nova aplicação Lite.
Mas, na realidade, valerá a pena utilizar a aplicação Facebook Lite em detrimento da Facebook comum?
Se há aplicação que “gosta” de consumir recursos de um smartphone, seja ele Android ou iOS, é o Facebook. Seja bateria, seja memória, sejam mesmo os dados móveis, quando necessário. Abdicar da aplicação tem vindo a ser uma opção para muitos utilizadores da rede social que, como alternativa, têm, por exemplo, a aplicação Facebook Lite.
Mas quais os argumentos para a sua utilização? Onde é que ela é realmente uma opção face à aplicação normal?
Facebook Lite consome menos dados móveis
Um dos argumentos do desenvolvimento desta app prende-se efectivamente com o consumo de dados mais reduzido. De uma forma geral, a versão Lite da aplicação da rede social consome quatro vezes menos dados de Internet que a versão normal.
Este facto torna-se uma vantagem tanto para os utilizadores que normalmente acedem ao Facebook fora de uma rede Wi-Fi e têm que utilizar o plano de dados móveis, quase sempre reduzido, como para os utilizadores que têm ligações mais fracas à Internet.
O Facebook Lite não consome tanta bateria
Segundo um estudo desenvolvido pela M2 App Insight, o Facebook Lite consome menos 50% de bateria que a app standard do Facebook.
Não precisa de duas aplicações: uma para a rede social outra para as mensagens
Ao contrário da versão normal do Facebook, a Lite permite a comunicação com outros utilizadores através de mensagens privadas, sem ter que ser recorrer ao messenger.
Mais memória RAM disponível
Menos consumo de dados, menos consumo de bateria e menos consumo de recursos em segundo plano. Em média, quatro vezes menos do que a app comum, um facto relevante para quem tem um smartphone antigo ou de entrada de gama.
Layout mais simples e menos apelativo
A aplicação do Facebook, tal e qual como é conhecida, é bonita, está bem desenhada e é agradável de explorar. A versão Lite já não é tanto assim, está mais próxima daquilo que se pode encontrar na versão desenhada para o browser do smartphone. Ainda assim, é bastante simples de utilizar e, para quem apenas quer ver o feed de notícias e comunicar através do messenger, é suficiente.
Está disponível apenas para Android
Apesar de os equipamentos iOS serem alvo de algum problemas acima mencionados, nomeadamente no que toca ao consumo excessivo de bateria, a aplicação Facebook Lite apenas está disponível para Android (de forma gratuita).
Facebook Lite
Sem dúvida que estes são argumentos de peso para começar a utilizar a aplicação Facebook Lite, principalmente para quem se preocupa com a autonomia do seu smartphone, tem uma ligação à Internet lenta ou tem um limite de dados móveis curto, e ainda para os utilizadores de smartphones com pouca memória RAM disponível.