Pular para o conteúdo principal

Acabou-se! No Gmail agora só recebe e-mails de quem quer

O Gmail é sem dúvida o serviço de e-mail mais utilizado em todo o mundo. Com funcionalidades para quase tudo o que o utilizador precisa, este serviço é actualmente usado por utilizadores domésticos mas também é a solução oficial de e-mail de muitas empresas e instituições de ensino.
Recentemente a Google disponibilizou uma interessante funcionalidade que permite colocar na “lista negra” os contactos dos quais não queremos receber e-mail.
gmail

Ter hoje uma conta de e-mail não serve apenas para trocar e-mails com outros contactos. O utilizador necessita, por exemplo, de uma conta de e-mail válida para se registar em serviços online entre outras acções. Mas, ter uma conta de e-mail significa que esta deve também ter manutenção, independentemente do espaço que temos disponíveis. Assim, é importante que se elimine o “lixo” ou então bloqueie remetentes dos quais não pretendemos receber na caixa principal e-mail.
A pensar nesta questão, a Google passou a disponibilizar no GMAIL uma opção que permite facilmente bloquear um remetente/contacto. Para tal basta carregar na seta lateral direita, associada ao e-mail, e depois escolher a opção “Block .
gmail_00

E no Android?

Na app GMAIL para Android esta funcionalidade vai também estar disponível mas apenas daqui a alguns dias. Mas o funcionamento será igualmente sempre como podemos ver na demonstração seguinte.
gmail_00.jpg
Além de permitir bloquear endereços de e-mail, será também possível deixar de imediato de subscrever uma determinada mailing list.
Como referimos, estas funcionalidades para Android só estarão disponíveis nos próximos dias mas quem usa a versão Web pode começar já desde hoje a usufruir das novidades.

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...