A Microsoft implementou no Windows 10 um recurso de segurança que permite desbloquear o computador usando reconhecimento facial, o Windows Hello. Porém, há questões polêmicas sobre privacidade. O problema está na ativação automática da webcam, que pode ser feita pelo sistema mesmo que o dono tenha desabilitado o componente por completo nas configurações. Ou seja, mesmo quando a câmera está desligada, ela ainda pode rastrear a face do usuário no momento do login.
Essa característica foi percebida por alguns usuários. Segundo relatos, mesmo que a câmera seja completamente desabilitada nas configurações, o Windows Hello se sobrepõe a essa escolha e liga o hardware para fazer a leitura de face. A ativação é avisada pelo acendimento do LED da câmera ou por meio de notificação em computadores que não têm essa luz indicativa de status.
Windows 10 tem questões polêmicas envolvendo privacidade; entenda (Foto: Luana Marfim/TechTudo)
Se você quiser desabilitar a sua câmera por completo e ter o controle total das imagens capturadas pelo computador, o único jeito é desativar o Windows Hello e voltar a fazer o login somente com senha.
Confira como desligar o Windows Hello e a câmera do computador:
Passo 1. Acesse as configurações do Windows;
Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Vá até a opção “Contas”;
Vá até às opções de conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Clique em “Opções de Entrada”;
Abra as opções de login no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Na seção “Windows Hello”, procure por “Entrada com Face” e desabilite a função.
Depois disso, o Windows não terá mais permissão de ligar a sua câmera sem um aviso prévio, o que deverá deixar mais tranquilos aqueles que querem garantia de que não estão sendo “vigiados” – embora a Microsoft garanta que os dados do rastreio de face são mantidos offline, vale considerar o histórico de obtenção de informações pessoais do Windows 10, que pode não ser nada bom.