Fique por dentro de alguns recursos presentes no novo sistema operacional da Microsoft, o ilustre Windows 10, que você pode configurar em versões anteriores do SO, como no 7 e 8
Por Rafael Godoy de Almeida Pires em 13/10/2014
Pois é, o Windows ainda nem chegou ao planeta oficialmente, mas a versão de testes Technical Preview Build 9841 já está dando o que falar na web, gerando páginas e páginas de discussão em sites especializados e fóruns variados.
Se você ainda não testou a nova versão do SO da Microsoft, saiba que é possível ter algumas funcionalidades do novo Windows em versões mais antigas do sistema, como o 7 e 8, diretamente em seu PC, de um jeito prático e descomplicado. Confira:
Menu Iniciar
O tão famoso Menu Iniciar estará de volta no Windows 10, mas, se você usa o Windows 8 em sua máquina, provavelmente deve estar sentindo a falta que ele faz. Para contornar isso é simples, bastando você instalar os seguintes componentes: Start8 ou ViStart, e também o Skin.
Com isso, você vai ter as funções do Menu Iniciar novamente no PC, com um visual bem moldado e sem aquele aspecto de “gambiarra”.
Apps universais no Desktop
Desde a implantação da interface Metro, a Microsoft confundiu muita gente com os seus apps, que já foram chamados de Metro apps, UI apps, Windows 8 apps, entre outros nomes. Essa dualidade de aplicativos estará corrigida na versão 10 do Windows, mas você já pode instalar oModernMix e instalar esse apps em janelas flutuantes no Windows 8.
Ambientes virtuais
Muito comum em distribuições do Linux e em versões do sistema operacional do Mac (OS X), o novo Windows vai contar com suporte para virtualização. Contudo, é possível usar desktops virtuais através da ferramenta Dexpot, e assim você não precisa ficar esperando pela versão oficial e sem bugs do Windows 10.
Janela de tarefas
O Mac OS X traz uma função chamada Exposé (copiada posteriormente pelo Linux), que a Microsoft estava negando em aceitar — até agora. O Windows 10 vai contar com uma ferramenta desse tipo, mas você já pode testar essa nova função no Windows 7 ou 8, através do programaSwitcher, fazendo com que seja possível organizar e configurar as janelas de seu computador com ótima qualidade e efeitos surpreendentes.
Assistente de voz
O Windows 10 vai trazer uma opção chamada Cortana para o ambiente desktop, que vai ajudar muita gente em relação à busca de qualquer coisa através de um sistema de captação de voz. Caso você não saiba, é possível ajustar uma ferramenta semelhante em seu computador, através do Google Chrome — o navegador mais usado no Brasil. O complemento Google Voice Search Hotword permite a você efetuar suas pesquisas dentro do Google por meio de comandos de voz, tanto em português quanto em inglês.
Prompt turbinado
O visual do novo prompt do comando do Windows 10 sofreu algumas mudanças, mas você não precisa esperar a versão final do novo SO da Microsoft para isso, bastando instalar o ConEmupara isso e abusar de suas funcionalidades, quando necessário.
Fonte: Superdownloads