Pular para o conteúdo principal

10 primeiras apps para o seu novo Mac

Acabou de comprar um Mac, ligou-o e ele surpreendentemente num ápice instalou gratuitamente a última versão do OS X e já está pronto a usar?
Agora a dúvida, o OS X é um canivete suíço, mas assim para o desenrasque o que posso já já instalar para não me faltar nada?
Hoje vamos sugerir 10 aplicações que serão das primeiras que deverá instalar para começar a trabalhar com o seu Mac, depois o resto virá por acréscimo, mas estas vão já atalhar caminho!
imagem_new_mac00_small



Acabou de abrir a caixa do seu Mac, ligou os cabos, os poucos e bem organizados como é hábito nessa marca, e ligou-o à rede eléctrica. Clicou no botão Power e vai dar meia dúzia de cliques no botão seguinte até ter o sistema operativo instalado, a simplicidade Apple assim o permite. E agora?
É fácil, vamos deixar 10 aplicações que são aquelas que lhe dão acesso ao que o SO não traz.

1. TeamViewer
imagem_new_mac01_small
Esta escolha prende-se por duas razões: a primeira porque se é novo neste mundo pode precisar de uma ajuda remota de um amigo e com esta app, sem sair do seu lugar, facilmente um entendido em Macs lhe vai mostrar todo o potencial deste mundo. Assim, sempre que estiver com algum problema poderá ou ser ajudado ou até ajudar alguém.

Download: TeamViewer



2. Skype
imagem_new_mac02_small
Embora o Face Time seja óptimo, ainda não permite falar com o “mundo lá fora”, com quem não tem um Mac e uma conta iCloud. Assim, usar o Skype para falar com os amigos, família e conhecidos fica mais fácil. Fazer uma vídeo-conferência, trabalhar com o mundo sem sair do seu Mac.

Download: Skype



3. Caffeine
imagem_new_mac03_small
O Mac é poupadinho mas com esta aplicação, principalmente nos Macbooks, é possível definir o tempo que este deve estar acordado sem desligar o ecrã e respectivos componentes, assim não há perda de produtividade à espera que tudo volte ao normal. Mais tarde ou mais cedo vai perceber que a Apple nestas coisas é bastante “optimizada” mas que por vezes nós precisamos de um tempo diferente do do Mac.

Download: Caffeine



4. Meo Cloud
imagem_new_mac04_small
É a nossa cloud portuguesa e nada como termos tudo de importante bem estruturado para quando ligarmos a app no Mac os nosso documentos estarem logo ali à mão. Um bom serviço que oferece 16GB de espaço gratuito sem publicidade intrusiva e um cliente para Mac OS X muito bom.

Download: Meo Cloud



5. Transmission
imagem_new_mac05_small
Quando acabamos de ligar o Mac vão-nos faltar muitas aplicações que podemos descarregar via Torrentes, quem diz apps diz conteúdos (tudo legal) e o Transmission é um fantástico cliente torrent. É um must have que mais tarde ou mais cedo vai ter de usar.

Download: Transmission



6. VLC
imagem_new_mac06_small
Como o Mac tem alguns formatos multimédia que logo no arranque não “estão disponíveis” nos seus players, o VLC é um todo-terreno que faz as honras da casa. Tenha sempre este player à mão, os filmes funcionam com legendas, os formatos “Windows” dão sem problemas e há uma panóplia de outras funcionalidades que estão logo ali prontas a ajudar.

Download: VLC



7. Microsoft Office 2011
imagem_new_mac07_small
Não há melhor e escusa de andar com rodeios. Compre, peça oferecido mas instale, é boa a versão para OS X e a Microsoft anda a evoluir bastante nesta plataforma. Tenha em atenção que esta versão vai precisar de uns updates logo após a instalação.

Download: Microsoft Office 2011



8. Deeper
imagem_new_mac08_small
Pode não precisar logo no primeiro dia, mas nos dias seguintes esta aplicação vai ajuda-lo a personalizar, a ajustar as diversas ferramentas do OS X às suas necessidades e é um utensílio muito valioso.

Download: Deeper



9. Zipeg
imagem_new_mac09_small
Zipeg é um “extractor” universal, gratuito, para ver e abrir ficheiros .zip e .rar. Como é usual um utilizador chegar ao mundo Mac, vindo do Windows e ter muitos .rar, com esta aplicação basta um clique para abrir e ver o que tem dentro de um ficheiro compactado. Depois basta arrastar para fora da janela para descompactar. E para compactar? Is não se preocupe, o OX S com o botão direito do rato já permite de forma nativa.

Download: Zipeg



10. Dragoman
imagem_new_mac10_small
Esta aplicação serve-lhe para converter entre vários formatos de forma rápida e com qualidade. Converte entre formatos de imagens, música, ficheiros compactados… entre outros. É gratuito e muito intuitivo, estilo drag&drop&convert. Vai também ser importante nesta primeira fase porque poderá vir de outra plataforma e trazer ficheiros com formatos diferentes, poderá ter necessidade de melhorar alguns conteúdos e esta ferramenta é fantástica.
É uma pena que o programador tenha abandonado o projecto, mas ainda temos nos nossos servidores a app. Aproveitem.

Download: Dragoman



Em resumo…
São 10, digamos que é um kit de boas vindas que poderá ter já pronto a usar. Depois vai instalando conforme tenha necessidade. Há muitas outras que poderá substituir, mas isso com o tempo e lendo aqui o Pplware descobrirá por si e conforme as suas preferências e as exigências dos trabalhos que lhe forem aparecendo.
Já agora… boa compra, o Mac é uma ferramenta fantástica!

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red