Atualmente, carregar um pendrive é quase uma obrigação para quem costuma trabalhar com computadores. Afinal, com esse dispositivo podemos carregar nossos arquivos favoritos e importantes, bem como programas portáteis. Dessa maneira, o pendrive faz parte da nossa rotina no trabalho, na universidade, no curso, na escola etc.
Apesar dessa facilidade e praticidade de uso, necessitamos ter certo cuidado na hora de usar o pendrive, sobretudo no quesito segurança. Afinal, se você não se prevenir, pode acabar ter documentos sigilosos caindo na mão de desconhecidos, caso alguém roube o seu dispositivo. Por isso, é extremamente necessário utilizar uma senha para impedir o acesso de pessoas não autorizadas aos seus arquivos..
Felizmente, no Windows 7 Enterprise e Ultimate e no Windows Profissional 8 e 8.1, encontramos um recurso chamado BitLocker To GO. Com ele, você pode criptografar todos os seus dados, ganhando mais tranquilidade ao usá-lo.
Logo abaixo, você vai saber em poucos passos como proceder para criptografar o seu pendrive através desse recurso muito importante.
- Conecte o seu pendrive na entrada USB do computador;
- Acesse o “Meu Computador” e clique com o botão direito em cima do ícone que representa o seu Pendrive;
- No menu de contexto que aparece, clique em “Ligar BitLocker”;
- Espere o processo de inicialização do seu dispositivo;
- Marque a caixa de seleção “Usar uma senha para desbloquear a unidade”. Depois, digite a senha desejada e repita a mesma na próxima caixa de texto que vai surgir. Ao final, clique no botão “Avançar”.
Importante: A senha escolhida deve ter 8 ou mais caracteres. Além disso, para dar mais segurança, é importante misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Dessa maneira, fica mais difícil alguém descobrir a sua combinação pessoal.
- Na próxima etapa, escolha uma das três opções exibidas para salvar a sua senha. Se você esquecê-la, será necessário utilizar a “chave de recuperação”. Por isso, utilize a alternativa para salvar um arquivo de recuperação.
- Clique em “Salvar em um Arquivo”. Quando uma guia se abrir, escolha a pasta e depois clique no botão “Salvar”. Se você desejar, também poderá salvar na sua conta Microsoft ou imprimir a chave de recuperação Ao final, uma mensagem indiciando que o arquivo foi salvo será exibida.
- Após avançar, serão exibidas duas alternativas:
- “Criptografar apenas espaço em disco usado”: Essa opção protege apenas os arquivos que estão salvos no momento, Caso você adicione mais documentos, eles não serão criptografados.
- “Criptografar unidade inteira”: Essa alternativa protege todos os arquivos que estão no dispositivo e também os novos que são adicionados. No entanto, esse processo é um pouco mais lento que o anterior.
- Depois de escolher a alternativa desejada, clique em “Iniciar criptografia”.O tempo de processo para a criptografia vai depender de acordo com o tamanho do dispositivo e a quantidade de arquivos que estejam salvos nele. Quando tudo for finalizado, clique no botão “fechar”.
Depois de você seguir todos esses passos, o seu pendrive estará totalmente seguro, criptografado, pedindo a sua senha sempre que for plugado em qualquer computador.