Pular para o conteúdo principal

Bplan Data Recovery Free 2.610

Com essa ferramenta, você consegue restaurar documentos com praticidade. Em apenas três passos, é possível recuperar arquivos eliminados no HD ou em uma determinada partição. Todavia, conta com uma interface pouco atraente e sistema de seleção pouco intuitivo.

Alguma vez você já teve que formatar o computador? Quando isso ocorre, os dados são apagados da máquina, possibilitando gravar novos itens na memória e deixar deixá-la  mais leve. Entretanto, o que acontece quando algum software, jogo ou vídeo importante foi apagado junto com a formatação?
Em outro caso, não é difícil apagar acidentalmente algum arquivo importante que você tenha salvado no computador. Para evitar esses problemas e mais alguns outros, utilize o Bplan Data Recovery Free. Com ele, é possível recuperar dados eliminados da máquina com muita praticidade.

Instalação

Não há muito segredo para incluir o software no computador. Clique no botão de download incluso nesta página e selecione um local para salvar o arquivo. Após terminar o processo, dê um duplo clique no executável e siga a instalação normalmente.
Diferente de alguns programas que oferecem uma série de complementos e barras de navegação terceiras, esse não conta com nada supérfluo. Logo, pode ser instalado sem nenhuma preocupação.

Plano B

Visualmente o aplicativo é bastante simples, embora não muito atraente. Na página principal há quatro botões reesposáveis pela recuperação dos dados:
  • Undelete Quick: é o sistema mais simples e fácil para recuperar arquivos enviados para lixeira e apagados definitivamente (Shift + Del). Além disso, é possível restaurar dados perdidos pela ação de vírus ou desinstalação inadequada;
  • Unformat Quick: se você perdeu informações após a formatação de um disco ou pendrive, essa função pode lhe ajudar. Em pouquíssimos cliques, é possível deixar seu HD como antes;
  • Recover Partition Quick: o sistema de partição possibilita separar parte do disco rígido apenas para o sistema operacional e deixar o restante para guardar arquivos ou instalar outro SO.  Se você perdeu dados salvos em uma partição, utilize essa opção para restaurá-los. Dessa maneira, todos os dados perdidos por causa de erros ou formatação indevida serão recuperados;
  • Full Scan: permite fazer uma pesquisa completa no HD. Assim, você pode achar músicas, vídeos e documentos específicos e reavê-los com facilidade.

Poucos passos para recuperar

Agora que você já conhece os botões, escolha a função que supra suas necessidades e clique nela. No próximo passo, você deverá indicar os dispositivos que devem ser analisados. Caso queira, marque a opção “Scan free space by file types, need much more time” para fazer uma varredura ainda mais completa, embora demorada. Por fim, clique em “Next” para prosseguir com a tarefa.
A máquina vai fazer uma varredura no disco e mostrará os resultados em uma nova tela. Por meio de um visualizador em forma de árvore, você pode encontrar os arquivos que deseja salvar.  Caso você queira, é possível salvar os resultados da busca ou repetir o processo.
Marque a caixa de seleção e clique no botão “Startrecover”. Feito isso, indique a pasta em que devem ser guardados os arquivos restaurados e confirme a operação. O processo pode ser extremamente curto ou muito demorado, tudo depende da quantidade de arquivos e do tamanho do conteúdo que deve ser reavido.

Arquivos suportados

  • Documentos: Word (DOC, DOCX), Excel (XLS, XLSX) e PowerPoint (PPT, PPTX);
  • Imagens: JPG, NEF, CR2, X3F, SR2 e PNG;
  • Vídeo: AVI, MP4, MKV, WMV, MPG, 3GP, 3G2, SWF, FLV, TOD, AVCHD, MOV, DV, RM, QT, TS e MTS;
  • Áudio: MP3, WAV, WMA, OGG, AAC, MP4, M4A, FLAC, MPC, MP+, MPP, AIFF, AC3, APE, MP2, MP1, M4B, XM, IT, S3M, MOD, MTM, UMX etc.;
  • Arquivos comprimidos: ZIP RAR e 7zip.

Busca aprimorada

A ferramenta também possui um sistema eficaz para busca de arquivos específicos. Para utilizá-la, clique no botão “Search”. Nisso, é mostrada uma tela pequena em que você deve informar o nome do documento (não é obrigatório), escolher uma data de modificação ou criação através dos calendários e determinar o tamanho máximo/mínimo do item que precisa ser encontrado.

Veredito

Essa é uma ferramenta eficaz para encontrar e restaurar arquivos deletados do computador ou partição. Apesar de não possuir uma interface muito atraente, ela não é difícil de usar. Ainda assim, alguns elementos poderiam ser melhorados.
O sistema de seleção dos arquivos que devem ser restaurados é pouco intuitivo. É provável que você restaure um monte de itens apagados até encontrar aquele que precisa.

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...