Verificando o gerenciador de dispositivos
Passo 1. Teste seu dispositivo em todas as portas USB do computador e se certifique de não funciona em nenhuma delas antes de prosseguir;
Passo 2. Prove outros equipamentos na porta USB com defeito e verifique se ela não os reconhece. Se o problema for o dispositivo externo, é capaz que o computador identifique normalmente outros gadgets;
Passo 3. Caso nada funcione, abra a opção "Painel de Controle" no menu Iniciar do Windows. Em seguida, digite "Gerenciador de Dispositivos" na barra de pesquisas, ou clique direto nesta opção, caso esteja usando o Windows 8;
Passo 4. Em seguida, vá até à opção "Controladores USB";
Passo 5. Verifique se há alguma opção marcada com pontos de exclamação. Caso haja, clique com o botão direito e escolha "Desativar";
Passo 6. Aguarde alguns segundos e ative novamente o dispositivo USB clicando com o botão direito e escolhendo a opção ‘Ativar’;
Passo 7. Em seguida, tente conectar seu dispositivo na porta USB. Caso o passo a passo acima não resolva, tente atualizar o driver do dispositivo.
Atualizando driver
Passo 1. Siga o processo anterior até o passo 4. Então, clique com o botão direito do mouse sobre o USB defeituoso e escolha a opção "Atualizar driver". Caso use uma versão do Windows que não seja a 8, vá em "Propriedades", depois escolha a aba "Driver" e clique no botão "Atualizar driver";
Passo 2. Clique em "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado". Após terminar o processo de instalação, veja mais uma vez se a porta está funcionando, conectando o seu aparelho na entrada USB.
Se ainda assim, o problema persistir após a atualização de driver, ou se o driver instalado já era o mais atual, tente desinstalar o dispositivo USB.
Desinstalando o dispositivo USB
Passo 1. Clique com o botão direito no item correspondente à entrada com problema e escolha ‘Desinstalar’. Caso use o Windows 7 ou uma versão mais antiga do sistema operacional, clique com o botão direito sobre a opção desejada e,. em seguida, em "Propriedades", Na nova janela, escolha a aba "Drivers" e, depois, "Desinstalar";
Passo 2. Se seu celular ou pendrive ainda estiver conectado, retire-o da porta USB e conecte novamente. Se o procedimento funcionou, o computador irá reconhecer o aparelho normalmente.
Há ainda como fazer o próprio sistema operacional verificar para você se há algum problema na porta USB e tentar consertar automaticamente.
Verificando automaticamente
Passo 1. Para realizar esta alternativa, abra o menu Iniciar e digite "msconfig" sem as aspas;
Passo 2. Em seguida, marque a caixa "Inicialização de diagnóstico" e clique em "OK";
Passo 3. Na tela seguinte, clique em "Reiniciar". Aguarde o processo de reset com diagnóstico terminar e tente mais uma vez conectar seu aparelho à porta USB do computador.
Na maioria dos casos, uma destas soluções deve resolver seus problemas com as conexões USB de seu computador. Mas, antes de começar a fazer algos dos procedimentos, lembre-se de testar seu aparelho em outras portas - e até em outros computadores, se for possível. Tente também ligar outro equipamento à saída que pode estar com defeito.