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WeChat dá uma "surra" no WhatsApp


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No início da semana, o aplicativo gratuito para troca de mensagens WeChat afirmou ter chegado à marca de 100 milhões de usuários. Rival de plataformas como WhatsApp e Viber, o serviço já figura entre os mais populares na AppStore e está disponível em todas as plataformas.
Segundo a empresa chinesa, a massiva campanha publicitária estrelada por Lionel Messi e a versão 5.0 contribuíram para a popularização. Mas, além disso, o que garante o sucesso do WeChat? Fizemos o teste e destacamos alguns diferenciais interessantes:
Conversa de voz em tempo real
O aplicativo tem função semelhante à de um Walkie Talkie para duas pessoas conversarem simultaneamente.
Conversa pela web
O recurso é muito bacana e útil. Você pode papear tanto pelo aplicativo quanto pelo browser em seu computador, sem precisar de muita gambiarra. No entanto, o esquema para ativar a conversa no PC é meio complicado e exige leitura de QR Codes.
Conhecer novas pessoas
Um grande diferencial é o pacote de recursos para conhecer gente nova. Ao agitar o telefone, por exemplo, você é apresentado a uma pessoa aleatória que esteja por perto. No entanto, ao testar a função, em certo momento o aplicativo passou a sugerir somente contatos orientais que, com certeza, não se encontravam nas imediações.
Além disso há o recurso “buscar pessoas”, que mostra uma lista de usuários próximos com os quais você pode puxar papo. É possível, também, filtrar a busca por homens ou mulheres. A funcionalidade pode ser interessante para quem estiver a fim de uma paquera ou simplesmente conversar com desconhecidos.
Chat por vídeo
O WeChat tem chat por vídeo, tal como o Skype, para duas pessoas conversarem por videoconferência.
Stickers
Conta com figurinhas semelhantes às do Facebook. A diferença é que a maioria dos pacotes é vendida por US$ 1.
Perfil mais completo
Função não tão importante, mas interessante, é a customização do perfil. Nele, você escolhe a foto de capa e cria uma linha do tempo só com imagens que marcaram determinados momentos de sua vida.
Os mesmos recursos do WhatsApp
As funções listadas acima são exclusivas em relação ao WhatsApp, sendo que praticamente todos os outros recursos do app rival – como envio de mensagem de voz, lista de contatos, emoticons, etc... – estão presentes também no WeChat.
Onde o WeChat perde?
No aspecto mais importante para qualquer nova rede social: a quantidade de pessoas. Apesar de ter 100 milhões de usuários, no Brasil o WeChat ainda é muito menos popular. A empresa não divulga números regionais, mas não é difícil perceber a diferença. No meu caso, por exemplo, encontrei apenas 11 amigos contra os mais de 150 que tenho no WhatsApp.
Potencial, o WeChat tem. Considerando que o serviço contratou o melhor jogador de futebol do mundo como garoto-propaganda, dinheiro também não parece faltar. Resta esperar para ver se o app cairá no gosto dos brasileiros.

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