Pular para o conteúdo principal

Instalando o Slackware 14



Boa noite pessoal, estou aqui para mostrar a vocês que não tem nenhum contato com o Slackware um tutorial mostrando o passo-a-passo da instalação dessa distribuição incrível, bem antes vamos aprender um pouco sobre ele:

Slackware Linux é o nome da mais antiga e conhecida distribuição GNU/Linux mantida ainda em evidência. Seu criador e mantenedor, Patrick Volkerding, estabelece uma meta de produção da distribuição baseada em simplicidade e estabilidade, alcançando o padrão de distribuição mais Unix-like ao manter seus usuários nas camadas de configuração em console de modo texto para uma total personalização do ambiente. Além de seu uso profissional, é considerado também como uma distribuição de nível acadêmico, mantendo uma vasta documentação atualizada em sua raiz, para os usuários que necessitem de maior conhecimento para dominá-lo.
O Slackware Linux é um sistema operacional computacional baseado em projetos oficiais de software livre, desenvolvido por pessoas espalhadas no mundo organizadas em comunidades e instituições, sendo a principal delas a FSF (Free Software Foundation) com seus projetos e licenciamentos GNU LGPL de software livre. Utiliza como cerne do sistema o projeto oficial da Linux Foundation, o kernel Linux.
Fonte:  wikipedia.org

Para mais informações acesse:

Bem vamos ao que interessa, primeiramente será necessário você obter o ISO e gravar em um disco, você pode encontrar essa e outras distribuições em http://guiadoti.blogspot.com.br/p/distros.html

Assim que você iniciar o disco vai aparecer a seguinte tela que mostra o kernel disponibilizado na versão 14 do Slackware, você pode simplesmente apertar Enter:















Depois de carregar o kernel precisamos escolher o teclado a ser usado, digite o numero 1 para selecionar o mapa do teclado, selecione o mapa qwerty/BR-latin1-abnt2.map
















Depois de escolher o mapa pressione o numero 1 para gravar as informações e seguir em frente ou 2 para voltar a tela de seleção de mapas.
















Agora iniciar a instalação propriamente dita, faça login como root, não tem senha, ai entrar direto.

















Agora iremos executar a ferramenta cfdisk para particionar o disco, após executar o comando fdisk ira ser mostrada a seguinte tela:
















Depois selecione a opção new, depois primary, então informe o tamanho da partição:
















Depois selecione a opção new, depois primary, então informe o tamanho da partição e de OK:

Nesse caso só iremos criar duas partições uma para o sistema (/) e a outra para o swap, normalmente se utiliza o dobro do tamanho da memória RAM para a partição swap, siga os passos anteriores para criar a partição de swap, mas ao invés de marcar a opção primary selecione logical:




























Marque a partição do sistema como inicializável:
















Agora é preciso definir o tipo de arquivo das partições, selecione a opção type, ira aparecer uma lista de opções com o numero de identificação na frente, de OK para ir para tela seguinte:
















Selecione 83 para o sistema e 82 para o swap.

Agora grave as alterações na opção write, escreva Yes para aceitar e depois saia da tela de particionamento com a opção quit.
















Agora digite setup para entrar no menu de instalação do Slackware:
















Selecione a opção ADDSWAP como é mostrado abaixo:
















O sistema ira identificar a partição swap que criamos no passo anterior, simplesmente confirme:
















Na tela seguinte selecione não pois caso contrario o sistema ira procurar por blocos danificados na partição.
















De OK na tela seguinte:
















No próximo passo o assistente ira pedir a partição para instalar o sistema, ele ira identificar automaticamente, pode confirmar sem medo:
















Nessa tela de um OK na opção format par formatar a partição do sistema:

















Selecione o sistema de arquivos desejado e prossiga.
















O sistema ira copiar o sistema de arquivos para a partição, depois de OK:

















Na próxima opção marque a numero 1 para instalar o Slackware a partir do cd:
















Selecione a opção auto:
















Nessa tela você será questionado sobre os pacotes que deseja instalar, sugiro que deixe tudo como esta e de OK.
















Selecione a opção full e prossiga:
















O sistema será instalado:
















Se você estiver rodando pelos CDs ira aparecer a seguinte tela pedindo o próximo cd, caso contrario pule essa parte:

















Na próxima tela selecione skip pois não queremos criar nenhum dispositivo USB de arranque:
















Agora marque a opção simple para instalar o gestor de inicialização LILO de forma simples:
















Selecione a resolução da tela e prossiga:
















Na tela seguinte deixe em branco pois não queremos adicionar nenhuma opção adicional ao LILO:
















Selecione seu tipo de mouse, em meu caso foi USB:
















Selecione a opção MBR para gravar o LILO no registro mestre de inicialização:
















Marque não na próxima tela assim como é aconselhado pelo assistente:
















Marque Yes para habilitar o GPM:
















Selecione Yes para configurar a rede:
















Defina o nome da maquina:
















Agora defina o domínio:
















Agora marque a opção DHCP caso sua rede tenha um servidor dhcp ativo:
















Dê ok e prossiga:
















Confirme os dados da rede:
















Selecione Ok na tela seguinte para habilitar os serviços na inicialização:
















Marque não na próxima tela, não iremos configurar nenhum tipo de alerta:
















Marque não na próxima opção:
















Agora defina o fuso horário:
















Logo após defina a senha de root:
















De OK na próxima tela, reinicia a maquina e pronto, seu sistema já esta completamente instalado:
















Como nesse artigo só mostro a parte de instalação o link a seguir mostra como realizar as configurações básicas pós instalção http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Guia-pos-instalacao-do-Slackware/?pagina=1 vale muito a pena conferir essas dicas, são muito importante para o bom funcionamento do sistema. Bem pessoal é isso ai até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red