Pular para o conteúdo principal

Conheça 5 navegadores diferentes que fazem frente aos poderosos Mozilla, Chrome e IE

Apesar das aparências, não só de Mozilla Firefox 17 Em português Ouro No ranking semanal, Google Chrome 23 Em português Ouro No ranking semanal e Internet Explorer 9 Em português Ouro No ranking semanal, vive o mundo dos navegadores. Ainda que a maioria dos usuários opte por utilizar um navegador mais famoso, alguns navegadores alternativos são em muitos quesitos superiores aos tradicionais.
Confira a seguir 5 alternativas para que você possa navegar na internet e, quem sabe, aposentar o seu navegador batido.

Yandex Browser

Esse é um navegador russo, nem precisa dizer mais nada. Seu sistema de segurança é muito melhor dos que os dos navegadores comuns, uma vez que combina em seu sistema a detecção do antivírus da Kaspersky (mesma desenvolvedora do Kaspersky Anti-Vírus 2013 Em português Ouro), mais o método de detecção de malwares exclusivo.

Interface

No quesito interface, o navegador é semelhante ao Chrome, pois ele utiliza como base o Chromium, o mesmo projeto que serviu de inspiração ao Chrome. Logo, qualquer usuário que já tenha se aventurado explorando as propriedades do navegador do Google, se sentirá a vontade no Yandex.

Um elemento interessante do navegador é o seu sistema de marcação. Ao abrir uma nova aba, ele mostra um mosaico personalizável para que você possa adicionar novos sites e acessá-los com apenas um clique.

Busca

Por ser um navegador russo, desenvolvido justamente por uma empresa de serviços web e de buscas online, ao digitar qualquer pesquisa na barra de navegação, os resultados serão exibidos utilizando o sistema de busca da própria Yandex.
Se você não fala russo, nem tente utilizar a barra de endereços para realizar a busca direta.

Velocidade

O Yandex pode ser considerado um Frankenstein, pois ele combina a aparência do Chrome, a segurança da Kaspersky e velocidade do Opera. Do último, ele pega emprestado o "Opera Turbo", sistema que carrega as páginas HTTP nos servidores do Opera, onde elas são comprimidas e enviadas em versões menores e mais leves para o navegador.

SRWare Iron Em português

Uma coisa é certa, os alemães são um povo bastante desconfiado. O navegador do Chrome é famoso por coletar informações do usuário, hospedar nos servidores do Google e gerar sugestões de uso de acordo com a navegação do usuário. Ainda que a empresa alegue ter total controle sobre as informações captadas, nem todos se sentem seguros ao saber que em algum lugar, todos conhecem seus hábitos de navegação.
Considerando isso, os alemães desenvolveram o SRWare Iron. Ele remove o canal de envio de informações para os servidores Google e deixa que o usuário navegue livremente, sem o risco de ser espionado.

Interface

Logo ao executar o software, você perceberá que a aparência dele é a mesma do Chrome. Isso porque o navegador tem como base o mesmo código Open Source do navegador da Google. No quesito velocidade, ele também se equipara ao original. Não há nenhum segredo para utilizá-lo.

Segurança

O foco deste navegador é a segurança, para assegurar o total controle sob as informações, foi retirada: a opção de envio de relatório de erros, o Google Updater automático, as mensagens de erro alternativas e o envio de dados aos servidores Google.
Logo, sinta-se a vontade para navegar na internet sem que nenhuma informação seja passada para gigante de Mountain View.

Busca

Como se não bastasse à segurança proporcionada pelo navegador, seu sistema de busca padrão utiliza o DuckDuckGo No ranking semanal. Ele não captura nenhuma informação privativa. Dados como endereço IP, histórico de navegação e páginas visitadas, não são armazenados. Cookies só são salvos quando necessário.
A ferramenta utiliza seu próprio rastreador Web Crawler (DuckDuckBOT) e usa informações obtidas em sites colaborativos (ex: WikipédiaEm português) para aprimorar os resultados. Logo, nada é controlado pelas mãos do Google, as buscas são realizadas com a ajuda dos próprios usuários.

Maxthon Cloud Browser Em português

Se você quer um navegador com personalidade dê uma chance ao Maxthon. O navegador combina a engine do Internet Explorer, combinada aos elementos do Netscape. Logo ao abrir a página do navegador, você poderá fazer um cadastro no serviço "Passaporte Maxthon", que lhe oferece métodos de sincronização entre diferentes plataformas, armazenamento encriptado e proteção de privacidade.

Complementos e Interface

Diferente dos outros navegadores, o Maxthon oferece uma série de aplicativos já instalados, para que você possa fazer anotações, visualizar Feeds, Gerenciar Downloads, sincronizar abas, visualizar uso do CPU, memória, bloqueador de Popups, controlador sonoro da página, entre outros.
Todos os componentes podem ser visualizados nas barras laterais do navegador no formato de pequenos aplicativos. A aparência do programa é bem agradável, com diversos apps em forma de cartoons, que dão um toque jovem e divertido ao software.

Se você enjoa rápido da aparência do navegador, ele oferece uma série de Skins com temas para personalizar e enfeitar o software. Alterando para o modo noturno, as janelas abertas no navegador ficaram pretas, o que as torna mais fácil para leitura.
Explorando um pouco mais os complementos, você descobre uma ferramenta para captura de tela e recursos de rastreamento. Um elemento que merece destaque é o modo Split Screen, nele você pode navegar em dois sites diferentes, com uma única aba aberta. Já os mosaicos organizam os sites favoritos.
A Função de reconhecimento de gestos do mouse lhe permite abrir, fechar ou minimizar as janelas abertas no navegador, apenas desenhando na tela. E isso agiliza bastante a navegação.

Busca

O sistema de busca padrão utilizado no software é o buscador do Google. Você pode fazer a pesquisa via barra de endereços, ou se preferir, via campo da barra de busca.
Clicando no botão ao lado da barra de busca, você visualiza os outros buscadores disponíveis no navegador. Ao clicar em "Maxthon Multisearch", você traz uma barra para o lado esquerdo da tela, onde é possível fazer pesquisas utilizando diferentes motores.

Velocidade

Nesse quesito, o navegador se destaca ao oferecer dois métodos de navegação, "Ultra" e "Retro". No primeiro, o motor Webkit utilizado para renderização de páginas é aprimorado, oferecendo uma navegação mais veloz em sites mais novos.
Já no Retro, o navegador adota o motor Trident, mesmo utilizado para navegação no Internet Explorer. Logo, páginas especialmente feitas para serem vistas no IE, ou sites mais antigos, são aprimorados evitando bloqueios.

Rockmelt

Esse é o navegador perfeito para os fanáticos em redes sociais. O Rockmelt oferece uma série de complementos para que você possa: conversar com os amigos do Facebook, visualizar notificações, eventos compartilhar mensagens e visualizar sites de notícias.

Interface

Por ser baseado no Chromium, o navegador possui uma aparência muito semelhante ao do Google Chrome, porém com mais complementos sociais. Com um clique é possível realizar qualquer ação como se estivesse na própria rede de Zuckerberg, com uma pequena diferença: você não precisa acessá-la.

Navegação e interação

Você pode navegar por qualquer site normalmente, mas se quiser usufruir de todas as funções do navegador é necessário logar com a conta do Facebook. Feito isso, você pode começar a interagir com os amigos do Facebook e do Twitter.
O navegador também oferece um sistema exclusivo para encurtamento de URL e criação de miniaturas. Com ele, você não precisa se preocupar em ter que ficar olhando a rede social para receber notificações, nos próprios complementos do programa é possível conferir tudo. Para fazer postagens, basta clica no botão "Share".

Busca

Assim como o Chrome, o sistema padrão de busca no navegador é o Google. Basta digitar qualquer termo na barra de endereço e pressionar "Enter" para realizar uma pesquisa.

SeaMonkey

Que tal um navegador tudo em 1? O Sea Monkey reúne em um só pacote um serviço para gerenciamento de e-mails, bate papo via IRC e gestor de contatos. Grande parte da estrutura do programa teve como base o Mozilla Firefox.

Interface

A interface do programa é semelhante às versões mais antigas do Firefox, com a inclusão dos componentes para imprimir páginas rapidamente, visualizar email, acessar IRC, gerenciar contatos e ver proxy.

Velocidade

O destaque do navegador é sua velocidade. Comparado com o Firefox ou Chrome, o sistema de carregamento das páginas é mais suave e ágil dependo da página carregada. Além disso, você também pode minimizar as barras do navegador e deixar sua interface mais limpa e agradável.

Recursos de desenvolvimento

Os aplicativos do pacote trazem integrado um analisador de componentes de páginas (DOM), console de avisos para indicar erros e utilitário que facilita a localização de bugs no código JavaScript.

A parte de desenvolvimento também conta com um editor HTML, que gera o código automaticamente com a seleção dos componentes visuais.

Buscador

O sistema de busca utilizado pelo software é o Google. Basta digitar o termo desejado na barra de endereços e clicar no botão "Pesquisar". Em poucos segundos, sua pesquisa será mostrada na tela.
Gostou dos navegadores selecionados? Conhece outra alternativa? Conte pra gente.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red