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Uma nova onda está chamando a atenção no e-commerce. O F-commerce, (comércio eletrônico dentro do Facebook), permite que qualquer pessoa monte uma loja e venda utilizando os recursos da rede social. No Brasil existem várias empresas que fornecem aplicativos para montar lojas dentro do Facebook, como o Likestore, o Facileme e o MySocialShop, são apenas alguns exemplos de possibilidades.
O Kauplus é um app gratuito e sem mensalidade que permite construir lojas completas dentro do Facebook. Com muitas funcionalidades, qualquer pessoa pode montar e manter uma loja dentro da rede social. Confira a seguir como construir sua loja e começar a vender.
Cadastro
Passo 1. Acesse o site do Kauplus e clique em “Abrir minha loja grátis”.
Passo 2. Na tela seguinte, clique em “Ir para o aplicativo” para que ele utilize seus dados do Facebook para o login.
Dê permissão ao aplicativo (Foto: Reprodução/Camila Porto)Dê permissão ao aplicativo (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Passo 3. Ao entrar, uma tela de permissões é exibida. Conceda permissão ao aplicativo para que sua lista de páginas seja carregada e o Kauplus possa ser instalado.
Passo 4. Depois de conceder as permissões, crie seu cadastro na plataforma. Ao fazê-lo, um email é enviado para você com links para tutoriais e informações úteis sobre o aplicativo.
Complete seu cadastro com email e nome da lojaComplete seu cadastro com email e nome da loja (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Monte sua loja
Depois de se cadastrar, é hora de montar sua loja. Inserir produtos, definir um nome, critérios de frete e imagens, ajudarão a tornar suas vendas mais atrativas. O processo de configuração abrange 5 etapas: Configurar loja, Entrega, Categorias, Produtos e Ativar loja.
Passo 1. Comece cadastrando os dados comerciais da sua loja. Caso ela seja pessoa física, cadastre seu CPF, se for pessoa jurídica, utilize se CNPJ. Aqui é importante salientar que o campo “PayPal” solicita a inserção do seu email de cadastro no integrador de pagamento.
Dados cadastrais para contas PF ou PJDados cadastrais para contas PF ou PJ (Foto: Reprodução/Camia Porto)
Passo 2. O segundo ponto está relacionado ao endereço da sua empresa ou da empresa que fará as remessas dos produtos. Este endereço pode ser sua casa ou uma transportadora, por exemplo. Porém, insira o endereço correto, pois é a partir dele que o frete será calculado.
Passo 3. O passo seguinte é o cadastro de categorias de produtos. Para facilitar a busca e encontrabilidade dos seus produtos, seja específico no momento de definir a qual categoria eles pertencem. Também crie padrões. Evite inserir o mesmo produto em várias categorias.
Crie categorias fáceis de encontrarCrie categorias fáceis de encontrar (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Passo 4. Chegou o momento de cadastrar seus produtos. Capriche no título, descrição e imagens. Isso auxilia no momento em que o cliente fizer um busca ou queira saber mais informações sobre o item que irá comprar. Seja o mais completo possível na descrição e fuja dos textos padrão enviados pelos fabricantes.
Cadastro de produtos: Invista em conteúdoCadastro de produtos: Invista em conteúdo (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Passo 5. Para concluir, ative a loja no Facebook. Escolha em qual fan page ela será instalada e clique em “Ativar Loja”. Pronto! Sua loja já está no ar e seus produtos já podem ser comprados.
Instalação da loja na fan pageInstalação da loja na fan page (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Informações importantes
Apesar de ser grátis e exigir pouco esforço para montar, um F-commerce exige responsabilidade e atenção em vários pontos. Apresentação dos produtos, divulgação da loja, preço competitivo, custos com frete e impostos, prazos de entrega, política de devolução, logística reversa e atendimento são apenas algumas das áreas onde é necessário prestar atenção antes de montar uma loja em qualquer lugar.

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