Neste tutorial, mostraremos como escanear documentos e fotos com um scanner ou multifuncional. O próprio Windows oferece opções para a realização do processo. No entanto, dependendo da marca e do modelo do aparelho, algumas opções extras podem estar disponíveis em programas fornecidos pelo fabricante.
Primeiro, mostraremos como realizar o escaneamento pelo próprio Windows, depois utilizando editores de imagem, e, por fim, com o software Central de Soluções HP. Os dois primeiros métodos são bem simples e podem ser utilizados em qualquer modelo de scanner ou multifuncional. Já o último é apenas para usuários que possuem aparelhos da marca HP.
Passo 1. Ligue o aparelho e coloque o documento ou foto em cima da “mesa” de vidro, com a parte que você pretende escanear virada para baixo.
Pelo Windows
Passo 2. Clique no botão “Iniciar” e, em seguida, em “Dispositivos e Impressoras”.
Passo 3. Localize o dispositivo que está sendo utilizado, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção “Iniciar verificação”.
Passo 4. Uma nova janela será aberta. Nela, escolha se a imagem escaneada será colorida ou em preto e branco, defina o formato de arquivo (BMP, JPG, PNG ou TIF) e a resolução – o valor de 300 DPI costuma ser o mais indicado para impressão.
Passo 5. Clique em “Digitalizar” e aguarde até o processo ser concluído. Caso deseje apenas uma parte do documento, clique primeiro em “Visualizar” e arraste as linhas pontilhadas para selecionar a área desejada.
Passo 6. Após clicar em “Digitalizar”, clique em “Importar” para salvar o arquivo de imagem.
Obs.: Por padrão, as imagens são salvas na pasta “Imagens”, dentro da “Biblioteca”. Para alterar o diretório, clique em “Configurações de importação” e escolha a nova pasta.
Pelo Paint
Também é possível digitalizar documentos e fotos pelas opções dos editores de imagem, como o Photoshop e o próprio Paint, que já vem instalado no Windows e será usado neste exemplo.
Passo 7. Com o Paint já aberto, clique no botão no canto superior esquerdo e selecione a opção “De scanner ou câmera”.
Obs.: O Photoshop também possui uma opção de digitalização em seu menu.
Passo 8. Escolha o tipo de digitalização no menu à esquerda: “Imagem colorida”, “Imagem em escala de cinza”, “Texto ou imagem em preto-e-branco” ou “Configurações personalizadas”.
Passo 9. Se preferir, clique em “Ajuste a qualidade da imagem digitalizada” e defina as opções de resolução e cor de sua preferência.
Passo 10. Assim como no Passo 5, você também pode selecionar apenas uma área do documento. Após definir todas as opções, clique em “Digitalizar”.
Passo 11. A imagem digitalizada será aberta no próprio Paint. Salve-a no local de sua preferência.
Pela Central de Soluções HP
Como em nosso caso o aparelho utilizado foi uma multifuncional da HP, além das opções padrão do Windows também existe a possibilidade de escanear documentos pela Central de Soluções HP. Vamos considerar que o programa (normalmente fornecido em um CD) já está instalado em seu computador.
Passo 12. Abra a Central de Soluções HP e clique em “Digitalizar imagem” ou “Digitalizar documento”, de acordo com a sua necessidade.
Passo 13. Selecione a opção de digitalização desejada e clique em “Digitalizar”.
Passo 14. Caso deseje, clique em “Alterar configurações” para definir as opções de digitalização (cor, resolução, pasta de destino etc.).
Passo 15. Ajuste as opções finais e clique em “Concluir” para salvar o arquivo.
Pelos três métodos, você poderá digitalizar suas fotos antigas ou tirar cópias de documentos. Lembre-se sempre de ajustar as opções de acordo com as suas necessidades.
Comentários