Fazer enquetes, pesquisas ou coletar dados para formulários, sempre foram atividades que geravam muito trabalho. Antes, por que agora com o Google Docs você pode criar seu próprio questionário online e já obter os resultados tabulados.Os formulaários criados no Google Docs trazem algumas facilidades pouco encontradas em outros serviços, como a incorporação em páginas da web, personalização de temas e outros.
Veja no passo a passo abaixo como criar formulários no Google Docs:
Passo 1. Acesse a página do Google Docs;
Passo 2. Repare que o primeiro link do menu da esquerda é o Criar, clique nele e abrirá um submenu abaixo. Escolha a opção Formulário;
Passo 3. É hora de criar um novo formulário: dê um nome a ele, descreva o objetivo ou o que espera descobrir com a pesquisa e inserir as questões. Elas poderão ter respostas estilo texto, múltipla escolha, caixas de seleção, escolha de uma lista, escala e grade;
Passo 4. Um recurso bem interessante é alterar a cara de sua pesquisa. Para isso vá até a barra superior e clique em “Tema”. Abrirá uma nova janela com uma série de templates, escolha o que for mais adequado;
Passo 5. Para enviar seu formulário, você tem algumas opções: copiar o link disponível no rodapé da página do próprio formulário para enviar a quem deve responder; enviar diretamente por e-mail (barra superior); ou incorporar a pesquisa em sua página de internet, clicando no menu Mais Ações e Incorporar;
Passo 6. O acesso aos resultados da pesquisa se dará por uma outra ferramenta do próprio Google Docs, que é uma planilha semelhante ao Microsoft Excel na qual você visualizará os dados com data e hora de resposta.
Esta é uma ferramenta indispensável para quem precisa realizar algum tipo de coleta ou pesquisa online, pois somente sua capacidade de tabulação automática já compensa o uso.
Comentários