A Bluepex – empresa nacional especializada em soluções para segurança da informação corporativa – acaba de lançar a atualização do AVware Antivírus, o primeiro antivírus 100% brasileiro, que conta com diversas melhorias no desempenho e na usabilidade.
Idealizado por João Eduardo e Bruno Martins desde 2005 e lançado no primeiro trimestre desse ano pela BluePex, o AVware Antivírus é considerado pelos criadores como uma central de segurança, por cuidar de ameaças que vão desde vírus até pragas digitais que roubam dados do computador.
“A nossa proposta é a de ter um produto simples, escutando sempre o que o mercado tem a dizer. E isso está no DNA da companhia”, afirma o gerente de operações da BluePex, Ulisses Penteado.
O antivírus é especializado em malwares que circulam no Brasil, e agora ele também conta com proteção aprimorada para ameaças internacionais. Isso é possível graças a uma parceria com um dos principais laboratórios de vírus dos Estados Unidos. “As melhorias feitas no AVware resultaram em um antivírus ainda mais robusto, com alto nível de especialização nas ameaças brasileiras mas também total segurança para o usuário contra vírus, trojans, spywares e outras vulnerabilidades internacionais”, afirma Ulisses.
O destaque do AVware está na proteção elevada no acesso a bancos pela internet, impedindo que teclas sejam capturadas e informações sejam interceptadas. Além disso, o programa funciona de forma rápida, ocupando pouca memória no computador.
De sua criação até o lançamento, o software passou por diversas adaptações para deixá-lo cada vez mais estável e preciso nas varreduras. Uma delas foi o desenvolvimento de uma tecnologia chamada DNA Digital, para identificar quais arquivos são realmente seguros, evitando que o programa considere um arquivo comum como um vírus.
Segundo Ulisses, o maior diferencial do AVware está em sua própria origem. “A principal questão é estarmos no Brasil, pois assim conseguimos nos aproximar mais desse pessoal”, afima. Além disso, em caso de um grande surto gerado no país, o AVware consegue solucioná-lo com muito mais agilidade que outros antivírus, por sua proximidade e experiência com as ameaças daqui.
Outro fator positivo é a existência de um canal para que os usuários reportem novas ameaças, contribuindo para o aumento da base de vírus nacionais e internacionais, é o VirusLab, que pode ser acessado pela própria página do AVware.
A única falta no programa é o fato de sua versão doméstica ainda não ter opções de controle de usuários, como outros pacotes e a própria versão corporativa já possuem, que é o famoso “Controle de Pais”. Contudo, Ulisses afirma que em breve o programa passará por evoluções nessa questão.
A central de segurança pode ser adquirida na versão doméstica, por R$49,00 ao ano e R$74,80 para dois anos. Os interessados podem baixar e testar o software por 30 dias. Para a versão corporativa, basta entrar em contato com a BluePex pelo site ou pelo canal de vendas.
Comentários