O "Modo Deus" oferece acesso a todas as configurações do sistema
Por Rodrigo Martin de Macedo
Ontem, dia 5 de janeiro, pipocou na internet uma função escondida pela Microsoft: um “God Mode” (modo deus) para o Windows. Apesar de sugerir um impacto muito maior, quando ativo o que o modo faz é concentrar, em um local, todos os painéis de configuração do Windows 7.
Quando criado, o God Mode traz uma lista corrida com 278 opções organizadas alfabeticamente e agrupadas em seções. Um duplo clique sobre alguma e é disparada a janela de configuração referente ao item.
Ativar o “modo Deus” é simples: abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito do mouse. Escolha a opção Nova Pasta e, na hora de dar seu nome, cole o seguinte texto:
GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}
Aperte Enter. O ícone será modificado para o mesmo utilizado pelo Painel de Controle e, quando aberto, revelará todas as opções.
É verdade que o modo é um paraíso para qualquer técnico, que não precisará mais recorrer a diferentes menus do Painel de Controle para realizar configurações simples. Todavia, por apresentar todas as opções, inclusive de ferramentas administrativas para formatação e particionamento de disco, pode se tornar um pesadelo para usuários de pouca prática e fuçadores.
Testamos a configuração no Windows 7 e tudo funcionou perfeitamente, sem falhas. No Windows Vista é necessário cuidado. Em nosso teste no Vista de 32 bits conseguimos ativar o modo. Diversos sites, porém, afirmam que o God Mode pode travar a versão de 64 bits do Vista se executado.
Comentários