Airnergy deve chegar às lojas, nos EUA, em meados deste ano
Por Antonio Blanc
A RCA está prestes a colocar no mercado um produto que deve amenizar o principal problema dos amantes dos gadgets: baterias que não aguentam um dia inteiro e insistem em se esgotar na hora mais inconveniente. Seu “Airnergy” é uma bateria externa capaz de recarregar, via USB, a maioria dos smartphones e media players do mercado. A diferença é o modo como o Airnergy em si é recarregado: via Wi-Fi.
Segundo o site OhGizmo o aparelho contém uma antena especialmente projetada para sintonizar a frequência de 2.4 GHz das redes Wi-Fi e converter as ondas de rádio que chegam em energia, armazenada em uma bateria interna. Quanto mais sinais Wi-Fi, mais energia é armazenada e mais rápida a recarga.
Em demonstrações no pavilhão da CES, a empresa conseguiu levar a bateria de um Blackberry Bold de 30% para 100% em 90 minutos, usando nada além dos sinais Wi-Fi. O conceito de usar ondas de rádio como fonte de energia não é novo: um dos aparelhos eletrônicos mais simples possíveis, o Rádio de Galena, funciona da mesma forma.
Segundo a RCA, o Airnergy deve chegar ao mercado norte-americano em meados deste ano, com preço estimado entre US$ 40 e US$ 50. Para 2011 a empresa espera miniaturizar a tecnologia o suficiente para que ela possa ser embutida em uma bateria, que poderia ser usada em seu gadget favorito no lugar da bateria original do fabricante.
Comentários